Pe. Rubens maio 21, 2021

Catequistas e agentes pastorais participaram de formação

Catequistas e agentes pastorais participaram de formação

Com informações da Coordenadora Diocesana de Catequese – Miriam Arradi Sichieri

Aconteceu nos dias 19 e 20 de maio, formação para catequistas e agentes pastorais, promovida pela Comissão de Animação Bíblico-catequética da Diocese de São Carlos, ministrada pelo Padre Thiago Faccini, com o tema: Catequese e Liturgia na Iniciação Cristã, o que é e como fazer, através do canal do Youtube da Pastoral da Inclusão de São Carlos.

Padre Thiago é mestre em Teologia, especialista em Liturgia e introduziu o tema explanando o que é Iniciação Cristã, sua origem e características ressaltando que Catequese e Liturgia caminhavam e devem caminhar juntas no processo iniciático.

Dentro deste processo, é necessário mudar nossos paradigmas, não se muda a mensagem, mas muda-se o modo de transmitir o Evangelho, necessitando um novo olhar, uma nova postura, uma conversão pastoral para atender as necessidades contemporâneas.

Todo conteúdo deve partir da Palavra de Deus em sintonia com a Liturgia, devendo ter um itinerário de Iniciação Cristã, que seja gradativo levando às pessoas a uma transformação, tendo como meta, ser discípulo missionário de Jesus Cristo.

Abordou sobre a estrutura e organização do “Ritual de Iniciação Cristã de Adultos” – RICA, que é um livro litúrgico, mas nos dá uma visão inspiradora para a catequese, que é dividido em 4 tempos (catequese) e 3 etapas (liturgia – celebrações), prevendo assim a interação da Catequese e Liturgia.

Padre Thiago ajudou a compreender melhor o que é Iniciação Cristã,  qual é o papel e o lugar da Catequese e da Liturgia neste processo, a ter um novo olhar que a Liturgia na Iniciação Cristã, não deve ser restrita às celebrações, pois é algo muito maior, vai muito mais além, devendo estar no cotidiano dos encontros, pois unindo catequese e liturgia se faz uma catequese mistagógica, de mergulho no mistério do amor de Deus, um desejo que nunca acaba, estimulando assim os catequizandos ou catecúmenos a perseverarem no seguimento de Cristo.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.