Pe. Rubens nov 5, 2019

Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer preside missa festiva dedicada a São Carlos Borromeu

Com informações de João Guimarães – Pascom Nossa Senhora Aparecida / Foto: Daniel Silva – Missão, Foto, Foco e Fé

A Diocese de São Carlos, em festa pelo dia de seu padroeiro, recebeu o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, para celebrar a Santa Missa das 17h.

O cardeal foi recebido pelo nosso bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa, e seu auxiliar, Dom Eduardo Malaspina. Os bispos acompanharam o cardeal até a capela do Santíssimo da Catedral.

Após breve oração iniciou , a Santa Missa na qual Dom Paulo manifestou a sua grande alegria por poder receber neste dia o Cardeal.

Meditando os textos que a Igreja apresenta na liturgia deste dia, Dom Odilo disse que São Carlos Borromeu foi um grande bispo: “São Carlos Borromeu viveu numa época muito difícil. Foi um período de grande cisma, mas que ofereceu uma oportunidade de renovar-se”, disse Dom Odilo.

“É conhecido pelo seu grande cuidado pastoral, da renovação moral do clero, por ter realizado 6 concílios locais e 10 sínodos Diocesanos.”

“Muitas autoridades fugiram de diante da peste que atingiu a Diocese de Milão. Carlos Borromeu ficou e cuidou do seu povo. Era engajado na vida de seus Diocesanos. Foi canonizado em pouco tempo depois de morto.”

“Que São Carlos Borromeu seja um estímulo para os bispos, padres e o povo de Deus para ficarem firmes no Evangelho e constantes na prática daquilo que Jesus ensinou”, disse finalizando sua homilia.

Ao final da Santa Missa, padre Carlos Alberto, vigário do Vicariato São Carlos Borromeu saudou Dom Paulo pelo pastoreio na Diocese.

Em seguida saudou Dom Eduardo pelo auxílio prestado ao Bispo Diocesano. Se dirigiu ainda ao vigário geral, padre Marcos Ghidelli, agradecendo pela forma como tem conduzido e contribuído com o Hallel. Por fim, agradeceu ao padre Celso, vigário da Catedral e ao diácono transitório Rubens.

Finalizou agradecendo ao Dom Odilo por ter vindo à cidade. Ressaltou que o cardeal dirige a Igreja na maior cidade do Brasil. Padre Carlos recordou a amizade que dom Odilo tinha com Dom Bruno, falecido Arcebispo que foi padre em nossa Diocese.

“Dom Odilo, o senhor dirige a capital, cabeça, do Estado de São Paulo e hoje vem celebrar os 162 anos da Diocese que está no coração do Estado de São Paulo”, disse o padre Carlos.

Dom Odilo agradeceu o convite para celebrar no coração do Estado e da Diocese. Agradeceu as palavras de padre Carlos Alberto. Lembrou que veio na ordenação sacerdotal de Dom Bruno e Dom Tozzi, com quem estudou no seminário.