Pe. Rubens ago 28, 2019

Bispo Diocesano visita Seminário Propedêutico

Com informações do Reitor do Seminário, Padre Sandro Portela

Nesta terça-feira, 27, na memória de Santa Mônica, Dom Paulo Cezar, nosso Bispo Diocesano, visitou o Seminário Propedêutico “Rainha dos Apóstolos”, em Brotas.

O bispo é o principal formador de futuros presbíteros de uma Diocese. Dom Paulo, assim, no exercício intrínseco de sua missão de pastor, procura acompanhar de perto a vida dos três seminários diocesanos.

O Seminário Propedêutico é a primeira etapa da formação de futuros presbíteros de uma Igreja Diocesana. Talvez a etapa mais importante para o correto discernimento da vocação de um jovem que se propõe a iniciar essa caminhada.

O Seminário Propedêutico de nossa Diocese está localizado na cidade de Brotas e tem como Reitor o Padre Sandro Portela, que também é Vigário Episcopal do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio, e como Vice-Reitor o Padre Marcelo Vicentin, que acumula a função de pároco da Paróquia São Francisco de Assis, naquele mesmo município.

Atualmente aquele Seminário conta com a presença de cinco jovens propedeutas, nas quais três são oriundos de comunidades de São Carlos, um de Matão e um de Itirapina.

Dom Paulo foi recebido com muita alegria pela comunidade do Seminário, presidiu a Santa Missa na Capela de Nossa Senhora das Brotas, tomou uma refeição na casa de formação e, por fim, conversou por quase uma hora com os seminaristas, avaliando com eles a caminhada percorrida até aqui e estimulando-os para continuar percorrendo a estrada do discipulado de Cristo. Salientou que “este caminho não pode ser feito na mediucridade, mas sim com uma visão larga da fé”.

Padre Sandro Portela e Padre Marcelo agradeceram a Dom Paulo pela visita e enalteceram a importância do encontro do Bispo com os seminaristas, afirmando que momentos como esse estimulam ainda mais a vivência no seminário e a conscientização da pertença à Igreja Diocesana.