A terceira reunião entre a presidência do CELAM, a equipe de Bispos Consultivos e o grupo de especialistas, foi inspirada na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Prezada Amazônia, com os desafios de viver uma Igreja em missão missionária; A situação de sua opinião deve marcar o atual processo de renovação e reestruturação do CELAM.
Ao se referir a esta terceira reunião para o processo de renovação e reestruturação; tendo como ponto de referência a reflexão sobre os aspectos teológicos, pastorais, as redes como modelo de trabalho e a dinâmica regional da Igreja.
Foram analisados os resultados da consultoria realizada e compartilharão os elementos centrais do documento-quadro para o processo que a agência está passando e a nova proposta de treinamento para a CEBITEPAL.
Foi destaque também as diferentes ações realizadas pela presidência do Conselho Episcopal da América Latina na perspectiva de continuar fortalecendo os laços de comunhão e solidariedade na Igreja do continente.
CELAM: Presença é incidência
Em resposta ao pedido da 37ª Assembléia do CELAM, a presidência da organização de comunhão eclesial nos últimos meses esteve presente em vários cenários para reiterar seu desejo de acompanhar as Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe, conforme descrito por Monsenhor Cabrejos Vidarte:
– Reunião da SEDAC
– Reunião do Conselho de Administração da CLAR
– Reunião anual das Conferências Episcopais dos Estados Unidos, Canadá e CELAM em Tampa – Flórida.
– Reunião do Secretário Executivo Ampliado da Rede Eclesiástica da Panamazónica (REPAM) em Brasília
– Reunião dos Bispos Fronteiriços da Colômbia e Venezuela, convocada pela Seção de Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral.
– Encontro de teólogos pastorais convocado pela CEBITEPAL.
– 25 Reunião do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (COP25)
A estrada continua
A presidência do CELAM está se preparando para continuar com sua agenda de diversas atividades destinadas a refletir realidades que afetam a vida cotidiana dos povos do continente e que devem ser entendidas como desafios pastorais para a Igreja. Nesta linha, Monsenhor Miguel Cabrejos Vidarte avançou parte da agenda para os próximos meses:
– 29 de fevereiro: Reunião de coordenação e preparação para a comemoração do 13º aniversário da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe no México.
– 5 de março: Celebração do 60º aniversário da Universidade Católica do Paraguai
– 22 de março: Celebração do casamento de prata da ordenação episcopal do Monsenhor Carlos María Collazzi, membro da equipe consultiva.