Bispo Diocesano celebra Domingo de Ramos na Catedral de São Carlos Borromeu
Por Orlando Sprenger Lobo – PASCOM Catedral de São Carlos Borromeu
Neste domingo (14), foi realizada na Catedral de São Carlos Borromeu, a Santa Missa do Domingo de Ramos.
A celebração foi presidida por nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa, e concelebrada pelo Pároco da Catedral, e Vigário Geral da Diocese de São Carlos, Padre Marcos Antônio Ghidelli; Padre Celso Maximino José, e o Diácono da Catedral, Rubens Romão Corrêa Júnior.
Tradicionalmente, os fiéis se reuniram as 9h00 no pátio do Colégio São Carlos, onde houve a Benção dos Ramos, e a proclamação do Evangelho (Lc 19,28-40). Dom Paulo destacou a realeza de Cristo, que foi recebido em Jerusalém por multidões que exclamavam louvores e gritos de alegria. Jesus, diferente dos imperadores da época, era um Príncipe da Paz, e não um rei guerreiro.
A partir do Colégio São Carlos, todos seguiram em procissão até a Catedral, onde foram recebidos pela equipe de liturgia com o canto inicial da celebração.
Após a realização das leituras, o Evangelho (Lc 23,1-49) foi proclamado a quatro vozes pelos celebrantes, e também pelos fiéis, que interpretaram os gritos do povo exaltando a condenação de Cristo junto a Pilatos.
Neste Evangelho que representa o início da Paixão do Senhor, Dom Paulo trouxe em bela homilia o contexto da chegada triunfante de Jesus em Jerusalém, que foi recebido com a honraria e aclamação de um Rei; mas que agora estava sendo condenado a crucificação.
Dom Paulo, definiu a condição do ‘Justo Sofredor’, na qual Jesus, inocente de qualquer crime, foi injustamente sentenciado a morte.
Jesus, foi obediente ao Pai, e se entregou para nos salvar. Mesmo sofrendo todas as dores das agressões e da crucificação, pede a Deus “Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem!”.
Desta forma, Jesus se apresenta a nós como grande modelo: modelo do perdão; modelo orante, que diante do sofrimento reza; modelo do amor.
Quando nos deparamos com dificuldades ou sofrimentos em nossas vidas, não devemos ter palavras de ódio e de rancor, mas sim de amor.
Em comentários finais da homilia, Dom Paulo nos orienta para através deste Domingo de Ramos, pedirmos a graça de assumir em nossas vidas as atitudes de perdão, de amor e misericórdia.
Após, o Pároco Marcos Ghidelli fez agradecimento à presença de Dom Paulo, mais uma vez expressando a alegria que a comunidade da Paróquia Catedral de São Carlos Borromeu tem em recebê-lo. Ainda com a palvra, Padre Ghidelli convidou os fiéis a participarem das celebrações do Tríduo Pascal, indicando a importância destas na vida Cristã.
Dom Paulo Cezar Costa também convidou a comunidade para participar da Missa dos Santos Óleos, que será realizada na Catedral nesta quinta-feira (18), reunindo todos os sacerdotes de nossa Diocese, que farão a renovação dos seus votos religiosos.
Ao final, Dom Paulo concedeu sua benção episcopal a todos os que lá se encontravam.
Confiras as fotos: