Bispo celebra Missa por ocasião do Natal na Penitenciária
Por Padre Robson Caramano
Na tarde desta terça-feira, 20, Dom Paulo Cezar presidiu uma missa na Penitenciária II (P2), na cidade de Itirapina. Depois de conversar com o diretor da penitenciária o bispo diocesano conheceu todas as dependências do complexo. Finalizando sua visita com o a Celebração Eucarística na presença de 38 detentos da ala de progressão e 58 agentes (entre funcionários e diretores). Concelebraram esta celebração os padres Marco Aurélio, que acompanha a Pastoral Carcerária, e o Pe. Walterlei Anderson de Sá, vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio, na cidade de Itirapina.
A Igreja está presente nesta realidade através da Pastoral Carcerária que conta, hoje, com 26 membros atendendo as penitenciárias 1 e 2 de Itirapina, a Cadeia Feminina na cidade de Ribeirão Bonito, a Penitenciária 1 de Araraquara e os dois Centros de Ressocialização (masculino e feminino) de Araraquara. A pastoral conta com o apoio da Associação Bom Samaritano de São Carlos.
Associação Bom Samaritano de São Carlos
É um projeto que consiste em um centro de atendimento e assessoramento, onde os egressos (as) ao saírem do sistema prisional recebam orientações, encaminhamento, acompanhamento para sua ressocialização. Seus objetivos são:
1- Ações de assessoramento, defesa e garantia de direitos para egressos (as) do sistema prisional.
2- Ressocialização de egressos (as) e seus familiares.
Sobre o Assessoramento
- Acolhida do usuário (a).
- Orientação ao usuário (a) de direitos, informações para acesso a rede de serviços socioassistenciais bem como, serviços de saúde, emprego e renda e órgãos do sistema de garantia de direitos (Judiciário, Defensoria Pública, Promotoria).
- Encaminhamentos para as políticas transversais (emprego e renda), cursos de capacitação, elaboração de currículo para acesso ao mercado de trabalho, cursos dos Centros Comunitários.
- Encaminhamento para acesso à documentação civil para efetivação e promoção da cidadania (RG, CPF, CTPS, PIS, Cartão Cidadão, Título de eleitor, Carteira Reservista, Antecedente Criminal, etc.).
Sobre a Ressocialização
- Acesso ou retorno à escola.
- Apoio e acompanhamento psicológico para ressocialização, fortalecimento da autoestima, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
- Restabelecimento de vínculos familiares rompidos através do recambio dos usuários para cidade de origem.
- Atendimento com os familiares em suas necessidades básicas.
- Integração ao mercado de trabalho, colaborando desta forma para estruturar sua identidade, promovendo a sociabilidade, constituindo o (a) egresso (a) em sua totalidade.
- Ressocializar o maior números de egressos (as).
A coordenadora do projeto e também agente da Pastoral Carcerária, Margarida Maria Neo Roncon, ao falar sobre a missa na tarde de ontem, 20, disse que foi um momento de graça e relatou a percepção de um dos detentos diante do Dom Paulo Cezar: “Ele fotografa a gente com o olhar.”
Para conhecer o Projeto Bom Samaritano acesse: Associação Bom Samaritano de São Carlos