BAIXE AGORA: Motu Próprio, intitulado “Antiquum ministerium”
Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos | Foto: Arquivo Pascom São Bento
Neste dia 11 de maio de 2021, o Santo Padre, Papa Francisco, apresentou novo Motu próprio, intitulado “Antiquum ministerium”, que estabelece a função do catequista como um ministério institucionalizado na Igreja Católica.
A intenção deste Motu próprio é estabelecer formalmente o ministério de catequista, que desenvolve a dimensão evangelizadora dos leigos, desejada já pelo Concílio Vaticano II. Trata-se de um papel ao qual cabe a responsabilidade do “primeiro anúncio”, ou seja o primeiro contato com as verdades da fé.
O Papa afirma que, “em um contexto de indiferença religiosa, sua palavra será sempre o primeiro anúncio, que atinge os corações e mentes de tantas pessoas que estão esperando para encontrar Cristo“.
Desde 2018, Papa Francisco já vinha manifestando esse desejo, quando declarou em uma conferência internacional que “o catequista é uma vocação. ‘Ser’ catequista – essa é a vocação, não ‘trabalhar’ como catequista”, disse o Pontífice na ocasião, acrescentando que “esta forma de serviço que se realiza na comunidade cristã deveria ser reconhecida como um verdadeiro e genuíno ministério da Igreja”.
CLIQUE PARA BAIXAR O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA