Ato Inter-religioso pelo Dia Mundial de Oração pela Criação
Vatican News
Motivados pelo ideal de fraternidade entre as diversas tradições religiosas e da necessidade de propor a reflexão sobre a corresponsabilidade de toda a humanidade pelo cuidado com o meio ambiente, a Comissão Socioambiental da Diocese de São José dos Campos (Brasil) e a Universidade Católica de Trujillo Bento XVI – UCT (Peru) promovem um ato inter-religioso, somando esforços ao Tempo da Criação, que ocorre do dia 1 de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, ao dia 4 de outubro, Solenidade de São Francisco de Assis. O Papa Francisco nos convida a este “período de oração mais intensa e de ação em benefício da casa comum”.
O Ato Inter-religioso contará com reflexões de líderes de tradições religiosas cristãs, judaica, islâmica e budista. Haverá o lançamento da versão em espanhol da cartilha “Cuidando da Casa Comum”, um manual elaborado pela Comissão Socioambiental da Diocese de São José dos Campos e adaptado pela Universidade Católica de Trujillo Bento XVI – UCT para a realidade peruana, reunindo conselhos práticos e objetivos que podem ser aplicados em nosso cotidiano, inspirados na Encíclica Laudato Si´ (LS), do Papa Francisco.
Neste Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação também se iniciará um curso virtual gratuito sobre Meio Ambiente e a Laudato Si´, ofertado pela Universidade Católica de Trujillo, celebrando o quinto ano da encíclica. O curso on-line será composto por vídeos de vários especialistas de toda a América Latina, inclusive do Brasil, e possibilitará a emissão de certificado aos participantes. Inscrições e mais informações sobre o curso poderão ser acessadas em breve no seguinte endereço: https://www.uct.edu.pe/
O Ato está marcado para as 20h (horário de Brasília) pela plataforma Zoom, com tradução simultânea, através do link: https://zoom.us/j/97210440744 e retransmissão pelo Canal do Youtube da Diocese de São José dos Campos. A realização deste evento tem apoio do Movimento Católico Global pelo Clima, Movimento Focolares e das Pastorais Ambientais do Brasil.
Mais informações pelo e-mail: socioambiental.diocesesjc@gmail.com