Pe. Rubens out 30, 2020

Assembleia do Vicariato Senhor Bom Jesus

Com informações do  Vigário Episcopal do Vicariato Senhor Bom Jesus,  Padre Jorge João Aparecido Nahra

Na última quinta-feira, dia 29 do mês missionário, aconteceu a Assembleia do Vicariato Senhor Bom Jesus, na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, em Tabatinga, referente à elaboração do Plano Diocesano de Pastoral 2020-2023.

Participaram do encontro Dom Eduardo Malaspina, Padres, Diáconos Permanentes, Leigos, e integrantes da Coordenação Diocesana de Pastoral, o Coordenador Padre Marcelo Ap. de Souza e o Diácono Carlos Pavan.

O encontro foi realizado de forma simples e objetiva. Dom Eduardo transmitiu a mensagem do Administrador Dom Paulo Cezar, que não pôde comparecer. Padre José Reinaldo, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, fez a acolhida e a oração inicial. Em seguida, Padre Jorge Nahra proclamou a Palavra da Carta aos Hebreus 12, 1-5.

Padre Marcelo fez uma síntese do trabalho pastoral já realizado, e apresentou os objetivos do Plano Diocesano de Pastoral que está fundamentado no Documento Nº109, da CNBB – As diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023. Na sua explanação, Padre Marcelo ressaltou que: “Nós não podemos levar em conta o Plano Diocesano se não for levado em conta a realidade da urbanização”. Assim, todos nós somos chamados a responder com eficácia aos desafios que a realidade atual da sociedade e da vida da Igreja nos apresentam.

Após a explanação do Coordenador Diocesano de Pastoral, e sob a sua orientação, os participantes votaram as urgências que consideram importantes para serem atendidas pelo Plano Diocesano de Pastoral. A votação ocorreu de forma on-line, e os votos serão computados com o resultado dos outros Vicariatos, a fim de escrever o Plano Diocesano.

Concluída a votação, Dom Eduardo em sua mensagem destacou que: “diante dos desafios do momento presente, gerados pela pandemia e outros, com humildade e esperança, precisamos renovar a alegria de viver como Igreja e o ardor pela missão. Renovar ainda, o nosso Sim de prontidão, e fazer todo o esforço para concretizar o que o Senhor nos pede”.

Dom Eduardo mais uma vez agradeceu a colaboração e a presença de todos, e concluiu com a oração final e bênção.