Pe. Rubens maio 19, 2021

As 7 preces do Papa Francisco aos dons do Espírito Santo

As 7 preces do Papa Francisco aos dons do Espírito Santo

Papa Francisco em uma de suas Audiências Gerais, dedicou ao ensino sobre os sete dons do Espírito Santo. Vamos recordar quais são estes presentes dados por Deus, como eles nos ajudam na caminhada de fé e também pedir ao Espírito Santo que nos conceda estas dádivas!

Sabedoria: O Espírito Santo torna o cristão sábio. Não que ele saberá de tudo, mas saberá de Deus, como Deus age, quando algo é ou não de Deus. O coração do homem sábio tem o gosto e o sabor de Deus.

Prece: Que o Senhor nos conceda a dádiva da Sabedoria, que nos ensine a ver com Seus olhos, a sentir com Seu coração e a falar com as Suas palavras. E peçamos a Nossa Senhora, que é a Sede da Sabedoria, que Ela nos conceda esta graça!

 

Inteligência: Não se trata da capacidade intelectual humana. É uma graça, que capacita o cristão a ir além do aspecto externo da realidade e perscrutar as profundidades do pensamento de Deus e do Seu desígnio de Salvação.

Prece: Peçamos ao Senhor que conceda, a todos, este dom, a fim de nos fazer compreender, como Ele mesmo entende, as situações que acontecem e para que compreendamos, sobretudo, a Palavra de Deus no Evangelho!

 

 

Conselho: Através do dom do Conselho, o Espírito Santo torna-nos sensíveis à Sua voz e orienta os nossos pensamentos, sentimentos e intenções, segundo o coração de Deus.

Prece: Que o Espírito possa infundir sempre no nosso coração esta certeza, e encher-nos da Sua Consolação e Paz! Pedi sempre o Dom do Conselho.

 

 

Fortaleza: Este dom não é necessário; só em ocasiões difíceis. Mas ele deve constituir o fundamento do nosso ser cristão. Precisamos da Fortaleza para fazer avançar a nossa vida, a nossa família e a nossa fé.

Prece: Diante das dificuldades e das provações da vida, não desanimemos. Invoquemos o Espírito Santo para que, com o Dom da Fortaleza, possa aliviar o nosso coração e comunicar nova força e entusiasmo à nossa vida.

 

 

Piedade: Não se identifica com a compaixão por alguém, mas indica o nosso o vínculo profundo com Deus, que dá sentido a toda a nossa vida e que nos mantém em comunhão com Ele, até nos momentos mais difíceis.

Prece: Peçamos ao Senhor que a dádiva do Seu Espírito possa vencer as nossas incertezas e até o nosso espírito impaciente, tornando-nos testemunhas jubilosas de Deus e do seu amor.

 

 

Ciência: Abre nossos olhos à contemplação de Deus, na beleza da natureza e na grandiosidade do cosmos. Leva-nos a descobrir como tudo nos fala d’Ele e do Seu amor. Tudo isto suscita em nós um profundo sentido de gratidão!

Prece: Peçamos ao Espírito Santo a dádiva da Ciência, para compreender bem que a Criação é o dom mais bonito de Deus. Ele fez muitas coisas boas para a melhor coisa, que é a pessoa humana.

 

 

Temor de Deus: Faz de nós cristãos convictos e entusiastas, que não permanecem submetidos ao Senhor por medo, mas porque se sentem conquistados pelo Seu amor!

Prece: Peçamos ao Senhor a graça de unir a nossa voz à dos pobres, para acolher o dom do temor de Deus e poder reconhecer-nos, juntamente com eles, revestidos de misericórdia e de amor a Deus, que é o nosso Pai. Assim seja!

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.