Diocese São Carlos mar 11, 2025

Quaresma e Ecologia Integral

Quaresma e Ecologia Integral

(Maria Luísa Bonazzi Palmieri |Sub-regional de Campinas da Pastoral da Ecologia Integral – Regional Sul1 da CNBB)

Estamos no início da quaresma, tempo que também é marcado pela Campanha da Fraternidade, cujo tema deste ano é “Fraternidade e Ecologia Integral”.

Mas o que tem a ver oração, jejum e caridade, caminhos indicados para nos converter (mudarmos de vida) e chegar mais preparados para celebrar a Páscoa, com Ecologia Integral?

Tudo! Seguir Jesus implica em converter-nos todos os dias, ou seja, buscarmos ser pessoas melhores, ajudarmos a construir o Reino de Deus aqui e agora. E o Papa Francisco nos lembra que nesse contexto também está a conversão ecológica. É preciso rever nosso modo de vida, nosso modelo socioeconômico, nossos valores e nossas ações.

As questões ambientais, sociais, culturais e políticas estão interligadas. Não é possível atacar a fome e deixar pra lá as questões ambientais. Tudo está interligado, como o Papa nos ensina.

É preciso rever nosso ideal de felicidade baseado em acumular bens materiais, afinal, para produzir todas as coisas é preciso água, energia e matéria-prima. É preciso rever nossa relação com os rios, pois o Papa nos lembra que a água é o primeiro dos direitos humanos, pois sem ela não há vida. É preciso deixar para trás nossos preconceitos, pois todos são filhos de Deus. É preciso acolher principalmente os que mais precisam.  É preciso evitar a geração de resíduos, reutilizar o que pudermos, encaminhar o que for possível para a reciclagem. É preciso fazer a transição para combustíveis “limpos”, é preciso frear o desmatamento. É preciso apoiar políticos e políticas públicas comprometidas com o cuidado com a Ecologia Integral. É preciso sair do nosso individualismo e participar de movimentos sociais, colegiados e ações coletivas para a construção de sociedades sustentáveis. É preciso dar frutos, como nos ensinou Jesus.

Que nessa quaresma possamos compreender que são urgentes as mudanças e cheguemos à Páscoa mais críticos, conscientes e engajados na construção de sociedades sustentáveis!

 

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.