O que significa a Festa da Exaltação da Santa Cruz?
Escrito por Pe. Reinaldo Beijamim, C.Ss.R.
Você já se abençoou com o sinal da Cruz no dia de hoje? Para nós católicos, persignar-se com o sinal da cruz é um costume antigo. Sinaliza a nossa pertença a Deus, que estamos permeados por seu amor e protegidos contra todas as influências negativas. É um gesto de oração!
No mês de setembro temos um dia especial para meditar sobre a Cruz: distintivo, símbolo de nossa fé e sinal de nossa redenção em Jesus Cristo. Dia 14 celebramos a Festa da Exaltação da Santa Cruz.
ORIGEM
A festa em honra da Santa Cruz está ligada à edificação das Basílicas em Jerusalém. Foi celebrada pela primeira vez no ano 335. As Basílicas foram construídas sobre o calvário (Gólgota) e sobre o túmulo de Jesus, lugar de sua ressurreição.
Segundo a tradição, Santa Helena, mãe de Constantino, foi para a Terra Santa e encontrou uma preciosa relíquia: o madeiro que Jesus fora crucificado. Com o tempo, a celebração ganhou um significado maior, a festa exulta a glorificação Daquele que venceu a cruz: Jesus Cristo.
Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém, Israel
COMO CELEBRAMOS
No prefácio eucarístico desta Santa Missa se reza: “pusestes no lenho da cruz a salvação da humanidade, para que a vida ressurgisse de onde a morte viera. E o que vencer na árvore do Paraíso, na árvore da Cruz fosse vencido.” Os Padres dos primeiros séculos da Igreja viam a cruz de maneira muito positiva.
A cruz não mero símbolo de dor, sofrimento e morte, mas um símbolo da cura, da vitória, do amor e da vida. Assim cantamos numa antífona da Sexta-feira Santa: “Pois pelo madeiro da Cruz veio a alegria ao mundo inteiro”.
AMOR REDENTOR
Cristo se fez obediente ao Pai e, adormecido na cruz, derramou sangue e água do seu coração Redentor. Jorrou o admirável sacramento de toda a Igreja, jorrou a salvação universal.
Contemplar o tremendo amor de um Deus que entrega o seu próprio filho na cruz para curar e redimir a humanidade nos ajuda a pensar e assumirmos a nossa cruz a cada dia. Pela cruz, Deus santifica o ser humano inteiramente. A cruz é caminho de santificação, assumi-la na vida é tarefa de todo cristão. Refletir sobre a cruz nos fortalece para possamos lidar de modo mais consciente com as muitas cruzes que encontramos no cotidiano.
A cruz é sinal do amor de Deus que penetra e abençoa todos os âmbitos deste mundo. É sinal de esperança, porque não há sofrimento ou dor que, pelo Redentor, não possa ser superado.