Pe. Rubens out 12, 2021

Aparecida, Mãe de todos nós!

Aparecida, Mãe de todos nós!

Da Redação, com informações de LUCIANA GIANESINI

Quem é Nossa Senhora para você, hoje?

O tema deste ano, “Com Maria, somos povo de Deus, unido pela Aliança”, no entanto, me deixou reflexiva desde a sua divulgação.

Será que nós somos, de fato, povo de Deus hoje? Será que, de fato, ainda estamos unidos? O que será que Nossa Senhora teria a nos dizer se fosse ‘pescada’ hoje? 

Essas e muitas outras perguntas vêm ecoando na minha cabeça há muito tempo, principalmente diante de tantas notícias desanimadoras, como a crescente desigualdade, impulsionada pela pandemia de Covid-19, a assustadora degradação do meio ambiente… E pensei como eu poderia trazer para você, leitor do Portal Diocesano, uma reflexão acerca dessa presença de Nossa Senhora nessa realidade, tão nossa e tão dura.

Só que eu queria trazer isso de forma diferente, em forma de imagem. Porém, como não sei desenhar nem florzinha (risos), fui falar com quem sabe. E, meio que despretensiosamente, mandei um convite, pelas redes sociais mesmo, a um dos mais reconhecidos ateliês de arte religiosa do Brasil, o Ateliê15.

Com sede em Vitória da Conquista (BA) e nove anos de existência, eles são os autores, por exemplo do cartaz da última Campanha da Fraternidade, que você vê aqui abaixo:

Prontamente, toparam o desafio. Expliquei a proposta e deixei claro que poderiam se sentir bem livres quanto à interpretação e representação que fariam.

E, qual não foi minha surpresa, quando eles nos enviaram o desafio cumprido!

Veja abaixo!

Ateliê15
Ateliê15

Só de bater o olho, a gente já se identifica com vários elementos da imagem, não é verdade? Mas deixei que eles próprios nos explicassem, com a riqueza de detalhes:

“Na parte inferior da arte, temos o momento em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida é encontrada no Rio Paraíba do Sul pelos três pescadores. Na imagem, eles usam camisas com várias faces, representando o povo de Deus que, diariamente, encontra a imagem da Mãe Aparecida em diversos lugares.

Acima dos pescadores, temos a pluralidade do povo missionário, representado por pessoas vestidas com camisas nas cores missionárias. Na parte superior, três pessoas (um índio, uma criança e uma mulher negra) coroam a Padroeira do Brasil. 

Ainda na parte superior, o Sol ilumina o caminho do povo em saída. A folha solitária de uma árvore representa a natureza, que já foi tão abundante em nosso País, mas hoje tenta resistir e sobreviver à ganância do homem. E ao fundo, uma favela, para mostrar a presença mariana nas comunidades periféricas do País”.

A partir dessa representação, podemos perceber como a mensagem de Aparecida permanece atual, mesmo após mais de 300 anos!

Nossa Senhora se faz presente nas mais distintas realidades, nas mais distantes comunidades, entre os mais diversos povos e raças… E ainda é a mulher que, na sua fragilidade, revela toda a sua força, vestida de Sol, mostrando que nossa luz ainda está lá, em Jesus, que nos une nessa inquebrável Aliança de Amor.

“Aparecida é a Mãe de todos nós”

A partir da reflexão em que mergulhei com as imagens, eu, que sou muito ligada à música, fiquei com uma canção muito conhecida grudada na minha cabeça.

Reproduzo abaixo, um trechinho da letra, cantada durante a Novena da Padroeira de 2020:

Maria o Magnificat cantou!
E, com Ela, também nós vamos cantar,
Implorando pelo povo sofredor,
que por falta de amor, nada tem para comer.

Maria o Magnificat cantou!
E, com Ela, também nós vamos cantar,
De mãos dadas, mais um ano passaremos,
jamais esqueceremos desta Mãe que nos uniu!

Aparecida é a Mãe do pescador!
É a Mãe do Salvador!
É a Mãe de todos nós!”

CLIQUE AQUI PARA OUVIR

Que possamos, ao longo neste dia, nos lembrar que Nossa Mãe está sempre com a gente, acolhendo nossas dores, nossas preces, e intercedendo por nós junto a Jesus.

👉 Agora o desafio é com você! Conte pra gente, aqui nos comentários, quem é a Mãe Aparecida para você, hoje?

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.