Diocese São Carlos set 16, 2024

Aniversário natalício de Dom Luiz Carlos Dias

Nesta segunda-feira, 16 de setembro, comemoramos o dom da vida de nosso bispo diocesano, Dom Luiz Carlos Dias.
Nascido em Caconde, em 1964, primeiro filho do casal Onofre e Maria José, Dom Luiz tem dois irmãos, Carlos Alberto e Lucimeire, e seis sobrinhos.
Mestre em Filosofia com formação em Ética Social, sua trajetória sacerdotal foi na Diocese de São João da Boa Vista, onde foi reitor do Seminário Propedêutico, vigário paroquial, pároco e reitor do Seminário de Teologia.

Também exerceu a docência em Teologia Moral, no Instituto de Teologia de São João da Boa Vista, Antropologia Cultural e História da Filosofia, no Instituto de Filosofia da diocese de Guaxupé; História da Filosofia, Metafísica e Seminários, no Instituto de Filosofia de São João da Boa Vista; História da Ética, no Instituto de Filosofia da arquidiocese de Brasília.

Na diocese de São João da Boa Vista, coordenou a Pastoral missionária diocesana e foi membro do Conselho de Presbíteros. No período de 2010 a 2015, exerceu o cargo de secretário executivo das Campanhas da Fraternidade e da Evangelização, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

Foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo no dia 16 de março de 2016. Sua ordenação episcopal aconteceu dia 7 de maio de 2016. Em 20 de outubro de 2021, foi nomeado pelo Papa Francisco como 8º Bispo da Diocese de São Carlos, onde foi empossado em 18 de dezembro de 2021.

Na Diocese de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias retomou o projeto da criação da Diocese de Jaú (instalada no dia 7 de setembro de 2024), elaborou o Diretório dos Sacramentos, reestruturou a coordenação de pastoral criando a secretaria de pastoral, iniciou a reforma da Casa de Emaús (tendo inaugurado a primeira etapa em 6 de setembro de 2024), acolheu os seminaristas de filosofia da Diocese de Itapeva para estudos no INFISTA, foi administrador da Diocese de Catanduva no período vacante. Dom Luiz é presidente do sub regional Campinas da CNBB e bispo referencial para a família, defesa da vida e laicato.