Acompanhe o especial: 113 anos da Diocese de São Carlos
Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos com colaboração do Diácono Carlos Pavan – Arquivo Diocesano
O setor de comunicação e imprensa da Diocese de São Carlos em parceria com o Arquivo Diocesano, faz memória a partir de 31/05 à 07 de junho de 2021, sobre a história de criação da Diocese, resgatando os trabalhos realizados pelos bispos, auxiliares e administradores que passaram neste 113 anos de criação.
No dia 26 de Julho de 1907, Dom Duarte Leopoldo e Silva, Bispo Diocesano de São Paulo, nomeou a Comissão para formar o patrimônio da futura Diocese de São Carlos, constituida assim: Monsenhor Agnello de Moraes (Presidente), Coronel José Augusto de Oliveira Salles, Major José Ignácio de Camargo Penteado, Joaquim de Meira Botelho, Affonso Botelho de Abreu Sampaio, Capitão Delfino Martins de Camargo Penteado, Capitão José Franco de Camargo, Dr. Firmiano de Moraes Pinto, José Rodrigues de Sampaio, Tenente Coronel João Evangelista de Toledo e Bento Carlos de Almeida Botelho; em Santa Eudóxia: Dr. Zacharias Fernandes Vinhas, Capitão Ernesto Branco de Villena, José Joaquim de Faria e José Joaquim de Araujo Cintra. A provisão foi assinada por: Monsenhor Dr. Francisco de Paula Rodrigues – Vigário Geral; Monsenhor Dr. Benedito de Souza – Secretário do Bispado.
A Diocese de São Carlos do Pinhal foi criada por sua Santidade o Papa Pio X aos 7 de Junho de 1908 pela Bula “Nimiam Amplitudinem”. Com esta mesma Bula criaram-se as Dioceses de Ribeirão Preto, Taubaté, Campinas e Botucatu e se elevou a Arquidiocese e Província a então Diocese de São Paulo. Nesta época a Diocese de São Carlos compreendia todo o território das atuais Dioceses de Jaboticabal, São José do Rio Preto, Jales, parte de Piracicaba e parte de Barretos. Foi aos 25 de Janeiro de 1929 que o Papa Pio XI desmembrou da Diocese de São Carlos as de Jaboticabal e São José do Rio Preto.
Nossa Diocese foi instalada a 25 de Outubro de 1908 e recebeu o Primeiro Bispo a 22 de Novembro de 1908. Amanhã você confere a história e realizações do primeiro bispo diocesano – Dom José Marcondes Homem de Mello.