Diocese São Carlos out 8, 2023

“A luta pela vida não se baseia em critérios ideológicos”, afirma Dom Luiz

Por Padre Robson Caramano, assessor de comunicação e imprensa

Neste domingo, 08, Dom Luiz Carlos, Bispo da Diocese de São Carlos, promulgou uma nota cujo conteúdo reafirma a posição da Igreja no que se refere a defesa da vida.

Para marcar este dia uma Missa foi celebrada e presidida por Dom Luiz na Catedral de São Carlos Borromeu. A celebração contou com a participação de muitos fieis, padres e seminaristas da Diocese.

Confira a nota na íntegra:

NOTA POR OCASIÃO DO DIA DO NASCITURO

Eu, Dom Luiz Carlos Dias, venho em nota reafirmar a posição da Igreja e, de modo especial, da Igreja Particular da Diocese de São Carlos, sobre a valorização da vida, contra o aborto e a favor da defesa do nascituro cujo dia celebramos neste domingo, 8.

Esta luta pela vida não se baseia em critérios ideológicos, mas sim, sustenta-se na convicção de “que um ser humano é sempre sagrado e inviolável, em qualquer situação e em cada etapa do seu desenvolvimento. É fim em si mesmo, e nunca um meio para resolver outras dificuldades”, como afirmara Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, nº 213.

A vida humana é complexa e circunstâncias das mais diversas envolvem uma gestação. Entretanto, sobrepor alguma dessas à vida humana, mesmo em seu estágio inicial, é um precedente que corrobora com injustiças e violências já arraigadas na nossa sociedade, e pode tornar ainda mais difíceis os esforços para debelá-las.

A Igreja tem por missão o cuidado aos mais frágeis da sociedade. Bem por isso se empenha sempre no fortalecimento de suas entidades sociais, contribuindo para que todos, indistintamente, tenham garantido seu direito à vida e sua dignidade como Pessoa.
Conclamo os fiéis da Diocese de São Carlos a promoverem a vida, em todas as instâncias e etapas, sendo vozes proféticas que insurgem numa realidade de violência, morte e exclusão.

São Carlos, 08 de Outubro de 2023.

Dom Luiz Carlos Dias

Bispo da Diocese de São Carlos