Fátima 2017: Santuário apresenta site oficial da visita do Papa
O Santuário de Fátima acaba de lançar o site da viagem do Papa à Cova da Iria, de 12 a 13 de maio, apresentando informações para peregrinos e dados biográficos de Francisco.
O Papa vai chegar à Base Área de Monte Real, onde Paulo VI (1967) e João Paulo II (1991) também chegaram para seguir rumo a Fátima, seguindo para o santuário nacional de helicóptero.
A página recorda a primeira viagem de um Papa a Fátima, há 50 anos, realçando que presidente do Conselho, Oliveira Salazar, chegou, na época, a pensar proibir a visita, não emitindo os necessários vistos, mas acabou por aceitar a viagem do pontífice “enquanto peregrino de Fátima”, segundo relato de Franco Nogueira, ministro dos Negócios Estrangeiros.
“É numa conjuntura totalmente diferente, mas com motivações idênticas, que Francisco viaja até Fátima para, com os portugueses, rezar junto da Imagem da Virgem Maria, num dos maiores santuários marianos do mundo”, pode ler-se.
Carmo Rodeia, diretora de comunicação e porta-voz do Santuário de Fátima, explica que a instituição católica quer propor um “conjunto de subsídios”, particularmente destinados aos peregrinos, num “ano jubilar” que assinala o Centenário das Aparições.
“Para facilitar a comunicação, criamos um site, onde há um conjunto de informações úteis, dirigidos essencialmente à imprensa mas também ao comum dos peregrinos”, precisa.
A página papa2017.fatima.pt apresenta a imagem que ilustra o cartaz desta visita, no Centenário das Aparições, oferecendo aos visitantes menus com dados para quem pretende se deslocar à Cova da Iria, na peregrinação internacional de maio, a pé, de carro ou integrado num grupo, prevendo ainda casos de necessidades especiais.
Além do hino, logótipo, cartaz e oração oficiais, os visitantes podem conhecer vários dados sobre locais e a história de Fátima, a sua relação com os Papas, informações de segurança e “curiosidades” sobre a vida da Igreja Católica em Portugal ou sobre o papamóvel, por exemplo.
A página dedica uma seção à relação entre “Francisco e Fátima”, recordando que a imagem venerada na Capelinha das Aparições já esteve no Vaticano, em outubro de 2013, para o encerramento da Jornada Mariana do Ano da Fé.
O Papa vai chegar a Fátima dentro de dois meses, para tornar-se o quarto pontífice a visitar Portugal, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).
Fonte: Canção Nova