Papa Francisco faz novas nomeações para episcopado no Brasil
O Papa Francisco fez nesta quarta-feira duas nomeações para o episcopado brasileiro, sendo a primeira a de Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, O.F.M.Cap., como novo Arcebispo da Paraíba e a segunda a de Padre Vicente de Paula Ferreira, C.CC.R., como Bispo auxiliar de Belo Horizonte.
O novo Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, era até então Bispo da Diocese de Campina Grande (PB). Ele assume a Arquidiocese que estava vacante após a renúncia de Dom Aldo de Cillo Pagotto em julho de 2016. Na época, o Santo Padre havia nomeado o Bispo emérito de Palmares, Dom Genival Saraiva de França, como Administrador Apostólico.
Dom Manoel Delson é natural de Biritinga (BA), onde nasceu em 10 de julho de 1954. Emitiu sua profissão perpétua na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 17 de janeiro de 1978 e foi ordenado sacerdote em 5 de julho de 1980.
Estudou Filosofia e o início da Teologia no Seminário São Francisco de Assis em Nova Veneza (SP) e concluiu os estudos teológicos no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador (BA). É mestre em Ciência da Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e graduado em Letras pela Universidade Católica de Salvador.
Em 5 de julho de 2006, foi nomeado Bispo de Caicó (RN) e recebeu a ordenação episcopal em 24 de setembro do mesmo ano. Foi transferido para a Diocese de Campina Grande em 8 de agosto de 2012.
Atualmente, é vice-presidente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Por sua vez, Padre Vicente de Paula, nomeado Bispo auxiliar de Belo Horizonte, era até o momento formador dos estudantes de Teologia da Província Redentorista na capital mineira.
Nasceu em 27 de outubro de 1970, em Alegre (ES). Emitiu a profissão religiosa como Redentorista em 12 de dezembro de 1992 e foi ordenado sacerdote em 16 de novembro de 1996.
Estudou Filosofia na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), onde mais tarde fez a Licenciatura (e a Graduação em Ciência da Religião. Estudou Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte e fez especialização em Psicologia, em Juiz de Fora.
Em sua congregação, foi promotor vocacional, formador do pré-noviciado e dos aspirantes, presidente da União dos Redentoristas do Brasil, superior provincial da Província de Rio de Janeiro -Minas Gerais – Espírito Santo por três mandatos consecutivos. É membro da Academia Alfonsiana de Roma.
Fonte: CNBB