Diocese São Carlos abr 10, 2025

Diocese de São Carlos: Igreja em saída, missionária da evangelização

Diocese de São Carlos: Igreja em saída, missionária da evangelização

Durante seu pontificado, o Papa Francisco tem convocado a Igreja a ser uma “Igreja em saída”, missionária, que leve Cristo ao mundo. O chamado do Santo Padre por uma Igreja onde ninguém seja excluído tem despertado o ardor missionário nas dioceses ao redor do mundo — e na Diocese de São Carlos não é diferente.

O projeto de cooperação da Igreja particular de São Carlos com a Diocese de Ipameri, em Goiás, conta atualmente com três sacerdotes: padres Gilmar Rodrigues, Cézar Alves e Laudemir Antunes.

Vivendo a realidade de municípios como Caldas Novas e Urutaí, os sacerdotes já desenvolveram importantes trabalhos pastorais. Os padres Gilmar e Cézar, atentos às necessidades espirituais e pastorais da região, trabalharam para a criação de uma nova paróquia, com território desmembrado da Paróquia Jesus Bom Pastor. “Surgiram novos bairros, inclusive em áreas periféricas, e, com o crescimento populacional, era necessário aproximar o padre dos fiéis; era preciso atender àquela parcela da população”, afirma o padre Gilmar.

Após reflexão com os paroquianos, os padres apresentaram ao bispo de Ipameri, Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo, o pedido de divisão do território paroquial, o que resultou na instituição de uma nova área pastoral. O território desmembrado deu origem à Paróquia São Marcos, o que tornará a administração pastoral mais eficaz.

Já o padre Laudemir, ordenado há um ano e seis meses, vive sua primeira experiência missionária à frente de uma paróquia, a convite do bispo diocesano de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias. “Realizo meu trabalho na Paróquia Bom Jesus, em Urutaí, e também auxilio na Catedral Divino Espírito Santo, em Ipameri. Há uma carência de sacerdotes na região, e o povo necessita da presença da Igreja para que possamos caminhar juntos”, afirma.

No interior de Goiás, o padre Laudemir encontrou um povo acolhedor, com cultura e religiosidade distintas: “É um lugar que resgata tradições religiosas, típico de cidades menores, e conhecer cada família é importante para a evangelização. Ser missionário é uma experiência rica, que tem me proporcionado muito aprendizado”.

Em visita a diocese de Ipameri, Dom Luiz Carlos Dias esteve nas cidades onde os padres da diocese de São Carlos estão realizando seus trabalhos: “Para a nossa Igreja Particular é muito importante este projeto de cooperação missionária, isso mostra nossa corresponsabilidade com a Igreja, como um todo. Que esse projeto continue dando frutos e evangelizando, pois ser missionário é levar a presença de Jesus e renovar a espiritualidade do povo.”, disse Dom Luiz.

(Adriana Nagazako/ Pe. Rubens Jr. – Comunicação e Imprensa – Diocese de São Carlos)

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.