Encontro de convivência e espiritualidade da Pastoral da Inclusão
(Michele Toso – Pastoral da Inclusão)
No domingo (19), realizou-se o Encontro Diocesano de Convivência e Espiritualidade da pastoral da inclusão na Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim em Araraquara.
O momento contou com a participação de pessoas com deficiência e neurodivergentes, familiares, amigos, agentes da pastoral da inclusão.
O objetivo foi proporcionar um momento de acolhida, escuta e partilha entre pessoas com e sem deficiência. O encontro iniciou-se com a Missa, seguida do café, dinâmicas, benção do Santíssimo e almoço.
O processo formativo de uma igreja mais inclusiva, não se dá apenas por cursos, palestras, mas pelas relações recíprocas entre as pessoas com e sem deficiência. É deste lugar de cuidado mútuo, de interdependência e de ser-com que encontramos muitas pistas para a ações pastorais.
“Onde há um amigo, há um caminho!!” (Movimento Fé e Luz).
Imagens: Fotografia de um grande grupo de pessoas de diferentes idades e capacidades reunidos, incluindo algumas usando bengalas, em frente ao altar de uma igreja. Duas pessoas estão segundo um cartaz em forma de flor, e duas delas estão segurando a imagem de Nossa Senhora do Amor Inclusivo. Ao fundo há uma cruz grande e imagens religiosas.
Fotografia dentro da igreja de um grupo de pessoas de diferentes idades e capacidades reunidos em pé próximos aos bancos de madeira. As pessoas parecem estar cantando e batendo palmas.
Fotografia de quatro pessoas, em frente ao altar de uma igreja. Uma delas segura um microfone. Ao fundo há uma cruz grande e imagens religiosas.
Fotografia de três pessoas, em frente ao altar de uma igreja. Uma delas segura um microfone, e uma segura uma cesta de pão, enquanto a pessoa que está ao centro parte um pão com as mãos. Ao fundo há imagens religiosas.