Pe. Rubens dez 4, 2024

Campanha para a Evangelização 2024 convoca a anunciar Cristo

Campanha para a Evangelização 2024 convoca a anunciar Cristo

O Advento é um período litúrgico importante para a Igreja Católica, que antecede o Natal e marca um tempo de preparação espiritual para a vinda de Jesus Cristo. Ele começa no quarto domingo antes do Natal e se estende até a véspera de Natal, sendo um momento de espera e reflexão sobre a expectativa do Salvador. Nesse período, a Igreja também costuma lançar campanhas de evangelização e solidariedade, com o objetivo de aproximar os fiéis de Cristo e de promover ações de caridade e fé.

Uma dessas iniciativas, que acontece em âmbito nacional, é a Campanha para a Evangelização. Criada em 1997, durante a Assembleia Geral da CNBB, e iniciada em 1998, tem como objetivo favorecer a vivência do tempo litúrgico do Advento e mobilizar a todos para uma Coleta Nacional que ofereça recursos a serem aplicados na sustentação das atividades evangelizadoras da Igreja.

Em 2024, a Campanha para a Evangelização quer ser uma preparação imediata para a abertura do Jubileu da Encarnação de 2025, quando se reflete sobre o tema “Peregrinos da Esperança”, proposto pelo Papa Francisco. Em Roma, o Jubileu acontecerá na noite do Natal e, em nossas dioceses, na Festa da Sagrada Família, dia 29 de dezembro deste ano. Por isso, o tema escolhido para a Campanha para a Evangelização deste ano é: “Jesus, nossa Esperança, habita entre nós. É nossa missão anunciá-lo”.

Em vídeo, o padre Jean Poul Hansen, secretário executivo de Campanhas da CNBB, apresenta a Campanha para Evangelização 2024 e convoca a todos a organizá-la e mobilizá-la em suas comunidades e paróquias:

Padre Jean Poul apresenta a Campanha para a Evangelização 2024

A esperança é Jesus Cristo

Quando esteve no Brasil, para o encontro nacional de preparação do Jubileu 2025, em janeiro do ano passado, dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, alertou os participantes, a pedido do Papa, para o fato de que a esperança anunciada no Jubileu e na vida cotidiana da Igreja, em sua ação evangelizadora, não é uma esperança vaga, etérea, difusa, mas uma esperança concreta, que tem nome: Jesus Cristo.

É esta esperança, de um Deus feito carne, que a Campanha para a Evangelização deste ano quer anunciar, recomendando também que, assim como os primeiros cristãos, os que têm se enriqueçam de boas obras, deem com prodigalidade e repartam com os demais (Cf. 2Cor 8-9).

Partilha

Um dos pontos altos da Campanha para a Evangelização é a Coleta realizada em todas as comunidades, nas celebrações do terceiro domingo do Advento, este ano dia 15 de dezembro, inclusive vespertinas.

O principal objetivo da Coleta para a Evangelização é financiar projetos e iniciativas de evangelização, especialmente aqueles que visam alcançar as periferias, as populações carentes, os jovens, as famílias e aqueles que ainda não tiveram um encontro pessoal com Cristo. A campanha também serve para apoiar a formação de agentes de pastoral e missionários, que estarão à frente dessas atividades evangelizadoras.

A distribuição dos recursos arrecadados é feita da seguinte forma:

✓45% ficam na própria diocese, para subsidiar a ação missionária, evangelizadora e pastoral da própria Igreja Local;
✓ 20% vão para o respectivo regional da CNBB, para a sua sustentação e de suas estruturas de evangelização e formação;
✓ 35% são enviados à sede nacional da CNBB, em Brasília, de forma a garantir iniciativas e estruturas evangelizadoras nacionais, como as Comissões Episcopais que orientam e dinamizam a ação pastoral e em todo o Brasil.

“Certos de que podemos contar com o seu apoio, empenho e mobilização, pois afinal não somos nós apenas que precisamos deste gesto de generosa partilha, mas toda a Igreja em sua ação evangelizadora nas paróquias, dioceses, regionais e nacional, colocamo-nos sempre ao vosso dispor para qualquer esclarecimento e colaboração”, finaliza o Setor de Campanhas da CNBB.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.