Diocese São Carlos out 19, 2024

Dom Paulo Sérgio: uma vida dedicada ao apostolado

Na tarde de 18 de outubro, faleceu na Santa Casa de Patrocínio, Dom Paulo Sérgio Machado, Bispo Emérito da Diocese de São Carlos, aos 78 anos. Dom Paulo foi o sexto Bispo Diocesano de São Carlos e o segundo da Diocese de Ituiutaba. Ambas as dioceses, neste momento, recordam saudosas um de seus pastores, rendendo graças a Deus por sua vida e sendo profundamente perpassadas pelo luto.

Dom Paulo Sérgio nasceu no município de Patrocínio, Minas Gerais, em 1945, junto com seu irmão gêmeo, Sérgio Paulo, que também foi ordenado padre. Eles vieram de uma família de sete irmãos e irmãs, filhos do casal Olímpio Machado e Maria Rabelo, ambos já falecidos.

Foi ordenado presbítero em 8 de abril de 1972, após licenciar-se em Filosofia em Divinópolis e obter o bacharelado em Teologia na PUC-MG. Foi pároco de Coromandel, MG, por 17 anos. Nesse período, também lecionou Latim no Seminário Menor e Teologia Pastoral no Seminário Maior, ambos da Diocese de Uberlândia. Posteriormente, cursou Teologia Pastoral na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

A sua Ordenação Episcopal ocorreu em 24 de setembro de 1989, tendo Dom Carlo Furno, então Núncio Apostólico no Brasil, como ordenante principal. Escolheu como lema episcopal: Opus Solidarietatis Pax (A paz é fruto da solidariedade). Em 25 de janeiro de 2007, tomou posse como Bispo Diocesano de São Carlos, transferido da Diocese de Ituiutaba.

Na Diocese de São Carlos, exerceu o episcopado até 16 de dezembro de 2015. Como Bispo Diocesano, ordenou 58 padres, criou 54 paróquias e vários santuários, como o dedicado a São Pio X, além de organizar 10 regiões pastorais. Reformou as instalações do Seminário de Filosofia, reinaugurando-o com a presença de Dom Lorenzo Baldisseri, então Núncio Apostólico. Também reabriu o Seminário Menor e criou o Instituto de Filosofia Santo Tomás de Aquino (INFISTA). Preparou a instalação do Tribunal Eclesiástico Diocesano, implantou a Cáritas Diocesana, adquiriu a Casa de Encontros Emaús e iniciou o processo de beatificação do Venerável Nelsinho. Essas ações destacaram-se em seu governo em São Carlos.

Aqueles que conviveram com ele o descrevem como uma pessoa de modos simples, sempre pronto a acolher e ajudar, testemunhando seu lema episcopal. Espirituoso, com um vasto repertório de piadas sempre à mão, criava um ambiente alegre ao seu redor. A leitura era uma de suas atividades favoritas, e ele deixou muitos artigos escritos, nos quais defendia suas ideias com zelo. Era dedicado ao atendimento de padres e leigos, e há relatos de que, após as crismas, conseguia lembrar quase todos os nomes e até listar os repetidos, demonstrando sua capacidade de memorizar.

Dom Paulo Sérgio entregou seu espírito ao Pai após breve convalescença. Passou seus últimos anos em Coromandel, cidade que ganhou seu coração durante o período em que exerceu o ministério presbiteral, cercado de familiares e amigos, sendo amado e servindo. Agora, adentra na eternidade.

Roguemos ao Bom Pastor, que chama a si aqueles que Ele quer (Mc 3,13), que acolha com misericórdia este servo, enviado para salvar almas e que se dedicou plenamente ao episcopado, um ministério que une profundamente a cruz do Salvador. Peçamos ainda a intercessão de Maria Santíssima, Rainha dos Apóstolos, e de São Carlos Borromeu, para que Dom Paulo seja introduzido no descanso eterno, após uma vida dedicada ao apostolado. Que a certeza da ressurreição traga serenidade aos corações enlutados. Que assim seja!

Dom Luiz Carlos Dias

Bispo diocesano de São Carlos