Diocese São Carlos set 25, 2024

Economia de Francisco e Clara é apresentada na Semana de Economia da Unesp Araraquara

Durante a Semana de Economia na Unesp de Araraquara, foi realizada uma palestra na tarde da última segunda-feira (23) na Faculdade de Ciências e Letras. O evento, destinado aos alunos do curso de Economia, teve como tema central “Da Rerum Novarum à Economia de Francisco e Clara”.

A discussão foi fruto de um diálogo entre Dom Luiz Carlos Dias, bispo diocesano de São Carlos, e Felipe Martins Dias, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa de Economia em Justiça Social (G.E.P.E.JU.S.). O bispo destacou a relevância de debater a Economia de Francisco e Clara em uma faculdade de Economia.

“Com alegria, apresentamos à universidade a Doutrina Social da Igreja hoje, numa perspectiva histórica, mas também com um olhar voltado para o futuro, buscando medidas de organização da sociedade e das políticas públicas para promover um desenvolvimento pleno, humano e integral”, afirmou Felipe Martins Dias, 2º coordenador do G.E.P.E.JU.S.

Murilo Henrique Zucolotto Escardovelli, membro do grupo e um dos palestrantes, reforçou a importância do diálogo entre a Doutrina Social da Igreja e o ensino da economia. “É de extrema importância estabelecer essa conexão, a fim de promover, de maneira prática, propostas socioeconômicas capazes de alcançar o bem comum, a igualdade e a sustentabilidade”, destacou.

O evento contou com a presença dos padres João Vitor Bulle, assessor diocesano para a dimensão sócio-transformadora e professor de Doutrina Social da Igreja, representando o bispo Dom Luiz Carlos, além dos padres Cristian Henrique Capelatto, Igor Alexandre da Rocha e Paulo Travaglini.