Diocese São Carlos set 4, 2024

Os mosaicos de Emaús

Pequenos quadrados de azulejo, vidro e porcelana, recortados um a um, são organizados pacientemente em uma tela de tecido. Ao redor da mesa, mãos habilidosas seguem as linhas desenhadas, entre conversas e orações.

Nas mãos do Padre Elton César e sua equipe de artesãs, os mosaicos que ornamentarão a capela da Casa de Emaús estão tomando forma há dois meses. Com cerca de dois metros de altura, cada peça foi desenvolvida especialmente para a capela.

Artista plástico, o padre Elton, que é o Pároco da paróquia São Luiz Gonzaga em Rincão, desenvolveu a técnica do mosaico em 2020,e logo começou a criar peças para ornamentar as igrejas da comunidade: “Nosso bispo, Dom Luiz, veio aqui, viu uma das peças que eu havia feito, quis saber mais e teve a ideia de ornamentar a capela da Casa de Emaús, em Araraquara, que está em processo de reforma. Como eram peças grandes, convoquei algumas artesãs da paróquia, que faziam pintura em tecido, por exemplo. Ensinei a elas a técnica e hoje são artistas”, conta o padre Elton.

A equipe, formada por cerca de dez mulheres, é composta por paroquianas que, nas horas vagas, se reúnem para fazer os mosaicos. Entre os afazeres do trabalho ou domésticos, qualquer dia e horário — seja feriado, tarde ou noite — se torna uma oportunidade para adiantar o trabalho, que será entregue nos próximos dias.

Gabriela e Elaine Mazzolla, duas integrantes da equipe, estão gratas a Deus pela oportunidade: “Nunca havíamos tido contato com mosaico, e através do padre Elton aprendemos essa arte. Queremos agradecer a Deus e ao padre por nos ensinar a gostar cada vez mais de fazer mosaicos. É terapêutico e gratificante ao mesmo tempo”.

Assim como na passagem do Evangelho sobre os discípulos de Emaús, que num primeiro momento não reconhecem o Cristo Ressuscitado, é preciso atenção para ver os mosaicos: “Os mosaicos têm um significado teológico para o local; a arte nos fala do Evangelho. Em breve, serão instalados, e ainda há uma finalização que será feita apenas no local”, relata o padre Elton.

Os mosaicos da Capela da Casa de Emaús poderão ser vistos a partir de sexta-feira, dia 6 de setembro, quando o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, fará a benção e inauguração da primeira etapa da reforma, em Araraquara.

(Adriana Nagazako e Pe. Rubens Corrêa Jr.)