XXV Encontro de Reitores de Santuários do Brasil
Pe. Everton Luchesi, reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia, se faz presente nessa ocasião, em Vitória/Espírito Santo, no XXV Encontro de Reitores de Santuários do Brasil. Estão reunidos padres, leigos, religiosos e religiosas, para discutir questões centrais na vida da Igreja, em especial a preparação para o próximo ano jubilar.
O tema “Da Misericórdia à Esperança: Santuários do Brasil a caminho do Ano Jubilar” e o lema “Na Tua Palavra depositei a minha esperança” (Sl 119,81) orienta todas as atividades e reflexões. Os reitores se dedicam a pensar em como os santuários podem ser cada vez mais locais de esperança e fé, especialmente no contexto desse Ano Jubilar que se aproxima, bem como as demandas de peregrinos para os mesmos.
“Somos mais de 500 Santuários no Brasil e a cada dois anos os reitores se reúnem para uma troca de experiência e aprendizado. Nosso objetivo para esse ano é preparar o Ano Jubilar de 2025. O nosso encontro sempre se preocupa com questões práticas de gestão, de administração com objetivo único, de acolher melhor, acolher bem e de evangelizar. De fazer com que todos os nosso Santuários, grandes ou pequenos, sejam Santuário de fato de acolhimento, lugares de peregrinação”, comentou o Reitor do Santuário Nacional de Aparecida, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R.
Dom Dario, Arcebispo de Vitória presidiu a missa de abertura no dia 19, seguida da sessão inaugural, que contou com a presença de autoridades civis, incluindo o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.
Além das trocas de experiências, os participantes conheceram o Convento da Penha, ícone religioso do Estado do Espírito Santo e pontos turísticos da cidade de Vitória.