Diocese São Carlos ago 23, 2024

Pastoral da Inclusão: Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

#paratodosverem: ilustração de um grupo de pessoas, sendo uma pessoa cadeirante, uma pessoa cega. Na margem superior o escrito em fonte azul: “Semana Nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla”. Ao fundo fitas coloridas. Fim da descrição.

De 21 a 28 de agosto, celebramos a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, uma oportunidade para reforçar a importância da inclusão, do respeito aos direitos e da promoção de oportunidades para as pessoas com deficiência. Esta semana é um momento de reflexão e ação, voltada para a conscientização sobre as necessidades e capacidades dessas pessoas, bem como para o fortalecimento de políticas públicas inclusivas. No âmbito eclesial, ampliar as ações pastorais para promover a participação da pessoa na vida da Igreja e sua pertença à sua comunidade.

Entendendo a Deficiência Intelectual e Múltipla
A deficiência intelectual caracteriza-se por limitações significativas tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, que se manifesta em habilidades sociais, práticas e conceituais. Já a deficiência múltipla envolve duas ou mais deficiências concomitantes, como deficiência intelectual e motora, por exemplo. Ambas requerem abordagens multidisciplinares para o desenvolvimento integral e a inclusão social dos indivíduos.