Diocese São Carlos ago 9, 2024

Pastoral da Inclusão: Dia Internacional da Superdotação

Descrição da imagem: Imagem de um banner de fundo azul escuro. Em destaque, no centro da imagem, está escrito em fonte branca “10 de agosto” e “Dia Internacional da Pessoa com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)”. No canto inferior esquerdo há um semicírculo branco e dentro do semicírculo estão os logotipos da pastoral da inclusão e o da diocese de São Carlos, lado a lado. Os outros três cantos da imagem estão decorados com vários ícones associados à educação, arte, esporte, e aprendizagem, como um globo terrestre, um foguete, uma calculadora, um recipiente de laboratório, uma medalha, uma bola, livros, entre outros. Fim da descrição.

Você já ouviu falar?
Altas habilidades e superdotação (AH/SD) se referem a um conjunto de características acima da média em diversas áreas, como intelectual, acadêmica, criativa, artística, social ou psicomotora.
Trata-se fenômenos complexos, resultado de componentes tanto genéticos quanto ambientais.
Ainda as pessoas com AH/SD muitas vezes enfrentam alguns desafios que podem interferir nos relacionamentos interpessoais, como a dificuldade de estabelecer vínculos com indivíduos da sua faixa etária, ansiedade aumentada, perfeccionismo e auto cobrança excessiva, entre outros.
Desta forma, identificar e apoiar as pessoas com AH é essencial para fornecer o suporte e estímulos adequados que permitam maximizar seu potencial, além de trazer impactos positivos em seu bem estar social.

(Por Michele Toso – Pastoral da Inclusão)