Diocese São Carlos jun 3, 2024

41º Congresso Estadual Missionário – COMIRE SUL 1

Neste final de semana, de 31 de maio à 2 de junho, na Cúria Diocesana de São Carlos, aconteceu o 41º Congresso Estadual Missionário, realizado pelo COMIRE SUL 1, reunindo as cidades que compõe o regional sul 1 do Estado de São Paulo, representadas pelas seguintes Dioceses e Arquidioceses: Arquidiocese de São Paulo, Arquidiocese de Ribeirão Preto, Diocese de Barretos, Diocese de Bragança Paulista, Diocese de Caraguatatuba, Diocese de Franca, Diocese de Jales, Diocese de Jundiaí, Diocese de Limeira, Diocese de Limeira, Diocese de Lorena, Diocese de Marília, Diocese de Osasco, Diocese de Ourinhos, Diocese de Piracicaba, Diocese de Presidente Prudente, Diocese de Registro, Diocese de Santo Amaro, Diocese de Santos, Diocese de São João da Boa Vista, Diocese de São José dos Campos, Diocese de São José do Rio Preto, Diocese de São Miguel Paulista, Diocese de Sorocaba e Diocese de Votuporanga.

A acolhida foi na sexta-feira (31) com a Santa Missa, presidida por Dom Luiz Carlos Dias, bispo Diocesano de São Carlos. Dentre os concelebrantes, estavam presentes: Dom José Carlos Chacorowski, CM, Bispo Diocesano de Caraguatatuba e referencial para a Dimensão Missionária do Estado de São Paulo, o Reverendíssimo Padre Tiago Avila Camargo, Diretor do CCM (Centro Cultural Missionário) e Assessor para a Comissão Missionária da CNBB, o reverendíssimo Padre Marcelo Delalibera, Coordenador do COMIRE SUL 1, entre demais sacerdotes e diáconos.

Os temas trabalhados foram sempre referentes à missão, no seu contexto global, nacional e local. Cada dimensão missionária presente (Infância e Adolescência Missionária, Juventude Missionária, COMISE, COM) trouxe seus projetos missionários e os apresentaram em assembleia. Foi apresentado e aprofundado o “Programa Missionário Nacional” para pensar a missão no Brasil, sendo lançado alguns desafios para cada COMIDI e COMIPA.

Na noite Cultural, realizada no sábado, houve a apresentação de um teatro (feito pela Escola Católica Querigma) sobre a vida do Nelsinho, sendo um dos momentos mais emocionantes do Congresso.