Diocese São Carlos maio 20, 2024

CNBB promove encontro para ecônomos e profissionais que atuam na gestão eclesial em Dioceses brasileiras

Dos dias 14 a 16 de maio aconteceu em Brasilia-DF, o Seminário para Ecônomos de (arqui) dioceses, promovido economato e o Conselho de Gestão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Entre os participantes estão os Pe. Nelson da Silva Ramos, ecônomo da Diocese de São Carlos e o Padre Leonardo Nantes Jacomino, representando a Diocese de São Carlos. O encontro tem como tema: “A gestão no Magistério da Igreja: o ofício do ecônomo na construção de uma Igreja credível e sustentável“.

O Seminário acontece na Casa dom Luciano em Brasília (DF) com a participação de 230 ecônomos e profissionais das arquidioceses e dioceses do Brasil, que auxiliam os bispos na gestão eclesial de Igrejas particulares a partir das orientações do Código do Direito Canônico e legislações Tributária e Contábil. Ao todo serão 13 conferências ao longo dos 3 dias. O assessor de comunicação da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues, está coordenando a apresentação das conferências.

Zelo, sentido e transparência na gestão

A abertura do encontro foi realizada pelo Sr. núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, e aprofundou o tema: “Transparência no economato à luz das iniciativas do Papa Francisco”. Em seguida o jornalista da Globo, Gerson Camarotti, ministrou a 2ª conferência com o tema: “Gestão de Crise: navegando nos desafios e descobrindo oportunidades”, a partir da sua vivência na cobertura de assuntos relacionados a Igreja.