Diocese São Carlos mar 7, 2024

CONHEÇA O “PADRE DA FAVELA” QUE O PAPA FRANCISCO TORNOU ARCEBISPO DE BUENOS AIRES

Matéria original do site https://www.ihu.unisinos.br/

O novo arcebispo de Buenos AiresJorge Ignacio García Cuerva, 55 anos, tem décadas de experiência trabalhando com os pobres nas favelas e prisões da capital argentina. É formado em teologia, direito civil e direito canônico e está profundamente comprometido com o magistério do Papa Francisco. Seu lema revela o homem: “Não desvies o rosto dos pobres” (Tobias, 4:7).

Ele é um dos quatro arcebispos relativamente jovens que o Papa Francisco nomeou para grandes dioceses em 2023 – os outros três são TorontoMadrid e Bruxelas – na esperança de que continuem a promover a sua visão de uma Igreja sinodal até ao século XXI.

Jorge Ignacio García Cuerva é um bispo literalmente “dos confins do mundo”, nascido em 12 de abril de 1968, em Río Gallegos, sul da Patagônia, onde seu pai, dentista da Força Aérea Argentina, trabalhava. “Moramos lá durante os primeiros três anos da minha vida e depois voltamos para Buenos Aires”, disse ele.

Mas em julho de 1987, sua vida mudou quando um amigo o convidou para fazer um retiro espiritual chamado “Dias de Vida Cristã”. Lá, ele disse: “Descobri que Jesus… estava muito mais próximo da minha vida do que eu acreditava, me acompanha sempre e é realmente um amigo, um companheiro na jornada [da vida]”.

Arcebispo García Cuerva viveu e trabalhou em favelas por quase 20 anos e carrega em sua cruz peitoral um pedaço de metal e um pouco de terra da favela de Villa la Cava. Não foi surpresa, então, que ele tenha optado por celebrar uma das missas especiais na paróquia Nossa Senhora do Carmo, na favela Ciudad Oculta. Ao mesmo tempo, digo que aprendi nas favelas que a vida lá é sem maquiagem. Vivem-se as tristezas dramaticamente e vivem-se as alegrias com muita festa. Ali encontrei Jesus no rosto concreto de pessoas concretas que, desde a sua cruz, que desde a sua tristeza e dor, me mostraram [o rosto de] Deus.

Nas favelas, Dom García Cuerva disse: “Encontrei não só o rosto de Cristo nos pobres, mas também o sofrimento dos mais pobres. E eu digo que Deus não quer isso. Deus quer que todos nós sejamos irmãos e irmãs e quer que todos sejamos felizes”.

Para a matéria completa acessar a fonte: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/637061-conheca-o-padre-da-favela-que-o-papa-francisco-tornou-arcebispo-de-buenos-aires?fbclid=IwAR2m1ZmczezBSTjhr5VrMvfWzf9DwyPS-oUKKtMifQ8vz9dKeoxSH9lPXBU