Diocese São Carlos dez 4, 2023

COLÉGIO CATÓLICO QUERIGMA APRESENTA MUSICAL SOBRE A HISTÓRIA DA IGREJA

Por Colégio Católico Querigma, na pessoa do Sr. Luis

Apresentado desde o ano de 2012, o Musical de Evangelização promovido pela Escola Católica Querigma encerra, em si, dois objetivos, quais sejam, a expressão artística da beleza intrínseca à cultura cristã e o exercício da dimensão missionária característica do projeto formativo da Instituição.

Uma vez definidos o tema e o roteiro do espetáculo, alunos e professores de todos os níveis de ensino oferecidos pelo Estabelecimento dedicam-se à leitura e ao estudo de obras que possam orientar o desenvolvimento do Musical. A partir daí, a criação de coreografias, a composição e a adaptação de canções, a elaboração de cenários e a confecção de figurinos e adereços envolve a participação de toda a Comunidade Escolar: professores, funcionários técnico-administrativos, pais ou responsáveis e alunos.

A História da Salvação, São João Paulo II, São João Bosco, as parábolas de Jesus, Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Santo Agostinho já foram temas de apresentações anteriores. Nos últimos anos, a Escola tem contado a História da Igreja: a Idade Antiga, a Idade Média e, finalmente, em 2023, encerrando essa trilogia, as Idades Moderna e Contemporânea.

Neste ano foram tratados os seguintes temas:

1. O Protestantismo
2. Santo Inácio de Loyola e a Companhia de Jesus (os Jesuítas)
3. São Francisco Xavier e a evangelização da Ásia
4. São José de Anchieta, o “Apóstolo do Brasil”
5. O Concílio de Trento: a atuação de São Carlos Borromeu
6. São Filipe Neri e a fundação do “oratório”
7. Santa Teresa de Ávila e as moradas do castelo interior
8. O apostolado de São Vicente de Paulo: a prática da caridade
9. São João Batista de La Salle e sua dedicação à educação
10. Santo Afonso Maria de Ligório: os redentoristas e as missões populares
11. A Revolução Francesa e o processo de descristianização da Europa
12. São João Maria Batista Vianney: a força do testemunho num contexto sociocultural hostil à fé
13. São Luís Martin, Santa Zélia Martin e Santa Teresa de Lisieux: a importância da família
14. São João Bosco: a coragem de sair às ruas em busca dos jovens.
15. As aparições de Nossa Senhora (Lourdes e Fátima) e os dogmas marianos: Imaculada Conceição e Assunção
16. São Maximiliano Maria Kolbe e Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein), mártires da Segunda Guerra Mundial: a Igreja e a promoção da paz
17. O Concílio Ecumênico Vaticano II
18. Carlo Acutis: a Igreja e a juventude