Diocese São Carlos nov 21, 2023

VII JORNADA MUNDIAL DOS POBRES

Por Diácono Pavan e Paulo Neto

No dia 19/11, Domingo, celebramos na Igreja a VII Jornada Mundial dos Pobres, acontecida no Espaço Dom Luciano Mendes de Almeida, bairro São Carlos VIII. A evento contou com a presença de sua Excelência Reverendíssima Dom Luiz Carlos Dias, autoridades Civis e Religiosas, participantes das Pastorais Sociais de nossa Diocese de São Carlos, e um grande numero de crianças e adultos, assistidos pelo Projeto Dom Luciano Mendes de Almeida, como ressaltou a coordenadora do Projeto, Amanda Coura, representando os Salesianos de São Carlos.

Neste dia tão especial em nossa Igreja, voltemos nosso olhar à figura do pobre, mas não somente daquele que tem a pobreza material, mas olhamos para todos os que se empobrecem de sua dignidade humana.

O Santo Padre, o Papa Francisco, em sua mensagem para o Dia Mundial do Pobre vem nos alertar que nós “devemos nos empenhar, todos os dias, no acolhimento dos pobres. Mas isso não basta, porque a cada dia ouvimos os gritos dos mais necessitados. Basta olhar ao nosso redor e ver as situações de guerras que aumentam não só a fome material mas mostra a pobreza humana que vivemos, fechando-nos em nós mesmos.

A leitura Bíblica feita foi Tb 4, 7-11 e Dom Luiz ressaltou a importância deste dia que marca uma posição para a conscientização de que todos temos a responsabilidade de promovermos mudanças estruturais.