Diocese São Carlos out 17, 2023

Presença Diocesana na 1ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação

Por Paulo Neto, Setor de Comunicação

Na manhã desta terça-feira, 17, Dom Luiz Carlos Dias, Bispo Diocesano, marcou presença no evento realizado pela Prefeitura de São Carlos, através do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, em preparação para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, a ser realizada ano que vem.

Dom Luiz em sua fala destacou a importância da tecnologia, sendo utilizada com respeito, discernimento, espírito de solidariedade e responsabilidade, sendo ela uma das responsáveis pela construção de pontes entre as nações. Não podemos esquecer que pensar na educação de nossos jovens é pensar nas gerações futuras da nossa humanidade. É algo profundamente arraigado na esperança e exige generosidade e coragem. Os jovens precisam entender com clareza sua tradição e sua cultura, desenvolvendo assim um autoconhecimento, para enfrentar as dificuldades e os desafios que o mundo trará. A ciência deve promover este olhar consciente e
responsável do homem para com a casa comum; a tecnologia deve nos orientar a sermos pessoas melhores que buscam sair de si mesmas e ir ao encontro do outro, construindo assim uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais humana.

Todas as autoridades presentes, seja do âmbito federal, quanto estadual e municipal, ressaltaram a importância de São Carlos nesta área, reforçando o reconhecimento da Cidade como Capital da Ciência, Tecnologia e Inovação. Um dos oradores foi o grande Professor e Doutor José Galizia Tundisi, que ressaltou a importância de olharmos para os investimentos destinados à pasta e os projetos futuros que temos na área tecnológica e as premiações que temos recebido, incentivando assim a que toda a comunidade são-carlense possa olhar com muito carinho para o valor que temos, além de se comprometer a levar considerações importantes para o Congresso Nacional.