Diocese São Carlos out 10, 2023

EM DOIS CÓRREGOS: CARREATA E BICICLETADA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA APARECIDA

Por Ignez Lobo – Jornalista – Pascom Divino Espírito Santo. Fotos – Arquivo Pascom Divino Espírito Santo

No próximo dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, a Paróquia Divino Espírito Santo de Dois Córregos participará das festividades junto com a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no entanto, a Capela Santo Antonio de Lisboa, localizada no Distrito de Guarapuã, mantém a tradição de realizar uma carreata e uma bicicletada saindo de um pequeno Oratório no meio de um canavial nos arredores do Distrito, seguindo até a Capela Santo Antonio de Lisboa, onde é celebrada a missa em louvor à Padroeira do Brasil. A saída do Oratório será às 15h.

A carreata teve origem em 2013 quando o padre Paulo Dalla Déa, Missionário da Misericórdia, atualmente missionando no Santuário de Lourdes, na França, assumiu aquela pequena Comunidade. Na ocasião alguns poucos ciclistas compareceram. No ano seguinte, um grupo de ciclismo de Jaú se interessou e passou a participar junto. Estes ciclistas faziam (e fazem ainda) uma espécie de guarda de honra da imagem de Nossa Senhora. Eles pedalam ladeando o carro que leva a santinha. Quando chegam na capela, eles formam um corredor para a imagem da santa passar por ele até ser entronizada no altar.

Este ano, a carreata e a bicicletada completam 10 anos este ano, numa manifestação de fé e devoção a Nossa Senhora Aparecida.

Hoje, ciclistas de Jaú, Dois Córregos e outros municípios vizinhos participam juntos com a comunidade local.