Pe. Rubens jul 14, 2023

Simpósio da Sociedade Brasileira dos Canonistas: “os delitos mais graves reservados ao Dicastério para a Doutrina da Fé”

Da Redação;

Entre os dias 10 a 14 de julho, ocorreu na cidade de Goiânia em Goiás, o 36º encontro anual da Sociedade Brasileira de Canonistas (SBC) e o 34º Servidores dos Tribunais Eclesiásticos do Brasil. Representando a Diocese de São Carlos, através do Tribunal Diocesano, Pe. José Edmilson Santos e Pe. Leonardo participaram do encontro.

O encontro teve como tema “os delitos mais graves reservados ao Dicastério para a Doutrina da Fé.” Tendo como conferencista Monsenhor Jordi Bertomeu Farnós, oficial do Dicastério para a Doutrina para Fé.

O encontro teve início com Santa Missa de abertura presidida por Dom José Aparecido, até então bispo auxiliar de Brasília, concelebrando Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar de Goiânia e Bispo Dom Frei Luís Gonzaga Pepeu, OFMCAP, bispo emérito de Vitória da Conquista entre tantos outros presbíteros, além da presença de religiosos e leigos de todas as partes do Brasil.

Durante o encontro foram tratados os assuntos relacionados aos delitos contra Fé e costumes, em especial os delicta graviora. Oportunizou-se que os canonistas pudessem sanar dúvidas quanto às práticas do Dicastério no quesito processual e nas normas substanciais que envolvem o tratamento das causas relacionadas aos delitos.

Por ocasião do simpósio houve assembleia geral da Sociedade Brasileira dos Canonistas para os encaminhamentos estatutários da Sociedade. Definiu-se que o próximo encontro da Sociedade será na cidade de Vitória nos dias de 08 a 12 de julho de 2024.

A Sociedade Brasileira dos Canonistas, fundada no dia 15 de julho de 1986 é uma associação privada de fiéis católicos e de natureza religiosa e cultural, de fins não econômicos. Tendo por finalidade congregar fiéis católicos que se dedicam à pesquisa, ao ensino e/ou à prática do Direito Canônico, a fim de facilitar o intercâmbio entre os mesmo;
Anualmente ocorre a assembleia da Sociedade Brasileira dos Canonistas com objetivo do encontro é cumprir a formação permanente dos agentes da justiça na Igreja.