Pe. Rubens jun 30, 2023

MEMBROS DA PRESIDÊNCIA DA CNBB SE ENCONTRAM COM O MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, EMBAIXADOR MAURO VIEIRA

Da Redação;

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, e o bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, acompanhados do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, e do arcebispo de Brasília (DF), cardeal Paulo Cezar Costa, se encontraram, na terça-feira, 27 de junho, com o ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Luiz Iecker Vieira, para uma visita institucional.

Audiência CNBB e Ministério de Relações Exteriores do Brasil | Fotos: Gustavo Magalhães/MRE.

No encontro, foram abordados o trabalho de Evangelização que CNBB desenvolve no Brasil e também nas relações exteriores, com destaque para a importância do acordo Brasil-Santa Sé. Questões relativas à presença da Igreja na América Latina e Caribe também foram discutidas.

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, ressaltou que, durante a audiência, foram tratados alguns pontos que interessam a toda a sociedade brasileira como as questões de conflito presentes em várias partes do mundo, em especial, nas periferias do país marcadas pela violência. Também foi abordado o acordo Brasil-Santa Sé, com destaque para a continuidade às aplicações ao que prevê o tratado assinado entre o Brasil e a Santa Sé.

Foi um momento muito agradável. O ministro demonstrou gratidão e reconhecimento pelo trabalho que a Conferência realiza em âmbito nacional na sociedade brasileira e, ao final, ele nos apresentou o Palácio, que é muito bonito e rico em presença e manifestações artística também”, disse.

O bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, contou as impressões do ministro de Relações Exteriores do Brasil sobre o Papa Francisco. O ministro integrou a comitiva da visita do presidente do Brasil, Luiz Inácio, ao Papa Francisco, no ultimo dia 21 de junho, em Roma.

“Foi mais uma visita institucional de cordialidade. Fomos muito bem acolhidos pelo ministro que relatou a alegria de estar presente na visita da presidência da República ao Papa Francisco nesse importante momento em que o Brasil e a Santa Sé estão em plena sintonia na busca pelo bem comum e, acima de tudo, no estabelecimento de boas relações tanto em nível nacional, quanto internacional”, disse.

Acordo Brasil Santa Sé

Acordo Brasil-Santa Sé foi celebrado em 2008, ou seja assinado entre as duas partes – Santa Sé e o Governo Brasileiro, no Vaticano, e tornado lei mediante a sua assinatura no Congresso. Ele está em vigor desde 2009 e é valido em todo o território nacional. Nesse acordo estão contempladas questões de interesse da Igreja Católica no e do Estado brasileiro. No quadriênio 2023-2027, o arcebispo de Brasília (DF), cardeal Paulo Cezar Costa é o presidente da Comissão Episcopal para o Acordo Brasil-Santa Sé.