Pe. Rubens jun 29, 2023

Seminaristas da Síntese participam de formação mensal

Da Redação; Colaboração Seminarista Daniel Andricioli

Ao longo da quarta-feira (28), os seminaristas da turma de Síntese da Diocese participaram do encontro formativo mensal, nas dependências da Cúria Diocesana. O encontro visa à formação permanente dos candidatos às Ordens Sacras, aprofundando temas relacionados diretamente à vida, espiritualidade e administração eclesial.

Partindo do princípio conciliar da Liturgia como fonte e ápice da vida eclesial, os seminaristas puderam receber sua formação mensal com o Ms. Padre Sérgio Leonel, sobre liturgia.

Foram discutidos temas como a Liturgia no pontificado do Papa Francisco, as implicações teológicas e antropológicas da liturgia na vida eclesial e pessoal de cada fiel, além de um apanhado sobre a teologia e função dos ministérios específicos.

Deu-se, ainda, especial atenção às celebrações dos Sacramentos do Batismo e Matrimônio, como sua forma de celebrar, ministro próprio e outras particularidades.

Na ocasião, os seminaristas da Síntese almoçaram junto aos seminaristas da Filosofia, que se encontram em Semana de apresentação de Pesquisas, reforçando a fraternidade e a oportunidade do encontro e da partilha fraterna.