Pe. Rubens jun 23, 2023

Ministra da Saúde pede apoio da CNBB na mobilização de todo o Brasil para retomada das altas coberturas vacinais

Da Redação;

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, recebeu a ministra da Saúde, Nísia Verônica Trindade Lima, na sede da entidade em Brasília (DF), na quarta-feira, (21).

A ministra entregou uma carta ao presidente da CNBB, com um pedido do Ministério da Saúde para que a Igreja Católica no Brasil seja uma parceira do Movimento Nacional pela Vacinação na mobilização de todo território nacional para a retomada das altas coberturas vacinais do país e da confiança da população brasileira nos imunizantes.

O Movimento Nacional pela Vacinação foi lançado, pelo Ministério da Saúde do Brasil, dia 27 de fevereiro, com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais no país.

“A palavra da religião é muito importante. A CNBB é referência para a comunidade religiosa, para as instituições brasileiras e para a construção do diálogo com representantes da Igreja Católica e de outras religiões em torno de temas ligados à saúde pública como a vacinação”, disse a ministra.

O presidente da CNBB disse que todas as inciativas, cuja premissa seja o cuidado com a vida, contam com o apoio da instituição. “A causa é nobre. Conte conosco. Estamos dispostos a nos somar neste esforço frente à essa urgência sanitária de nosso país”, disse dom Jaime.

Mobilização de lideranças locais

O diretor do Departamento do Programa de Imunizações do Ministério da Saúde, Éder Gatti, também presente à reunião, afirmou que o Brasil, considerado um país pioneiro em campanhas de vacinação, desde 2016, vem apresentando retrocessos nesse campo, potencializados no período da pandemia da covid-19.

“Praticamente todas as coberturas vacinais estão abaixo da meta. Por isso, o objetivo é retomar os altos percentuais de proteção”, disse.

Ele também explicou as estratégias de mobilização de atuação nos territórios com micro-planejamentos de ação de multivacinação. Para esta estratégia, segundo o representante do Ministério da Saúde, é muito importante o envolvimento e a adesão das lideranças que são referências localmente, entre eles os representantes eclesiais e das igrejas são fundamentais.

Cobertura vacinal no Brasil – 2013/2022

O quadro abaixo, cuja fonte são os dados do próprio Programa Nacional de Imunizações (DataSus) do Governo Federal, demonstra claramente a queda nos índices de vacinação no Brasil de 2013 até 2022, com índices chegando, em determinadas imunizações, a 30% de queda na cobertura vacinal.

A mensagem que o Movimento Nacional pela Vacinação está tentando disseminar para reverter esta queda nos índices de adesão aos imunizantes é simples e direta: “Vacina é vida, vacina é para todos”.

Fonte: CNBB