Pe. Rubens jun 21, 2023

DOM JOVIANO UM GRANDE EXEMPLO DE FÉ, DESPOJAMENTO E DEDICAÇÃO CRISTÃ

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos

Nesta quarta- feira, 21 de junho, fazemos memória dos 11 anos de falecimento, de Dom Joviano de Lima Junior, 5º Bispo da Diocese de São Carlos.

Dom Joviano percorreu, por mais de uma vez, a Diocese de São Carlos. Visando implantar o Projeto Rumo ao Novo Milênio, instituiu a Coordenadoria do PRNM. Dividiu as 04 Regiões Pastorais, sem descaracterizá-las, surgindo 13 Setores Pastorais com a participação e o protagonismo dos leigos.

Criou a Escola de Formação para os Diáconos Permanentes; Escola de Formação para Catequistas na cidade de São Carlos e Equipe de Formação para Coordenadores Leigos. Determinou o Estágio Pastoral antes da Ordenação Sacerdotal para os Diáconos em tempo integral nas Paróquias.

Durante o seu governo episcopal foi realizada a 13ª Assembleia Diocesana de Pastoral, enfocando a Pastoral do Batismo. Dom Joviano promoveu, em toda a Diocese, nos três anos que antecediam o Centenário da Diocese de São Carlos, a Revisão Ampla, onde toda a Diocese participaria, Clero e leigos, com questionários.

Foi eleito Bispo de São Carlos em 25 de Outubro de 1995, e Sagrado em 27 de Dezembro de 1995, em Uberaba, pela imposição das mãos do Arcebispo Dom Geraldo Majela Angelo, Secretário da Sagrada Congregação do Culto Divino. Tomou posse em São Carlos em 21 de Janeiro de 1996.

No ano de 2022 ocasião dos 10 anos da morte de Dom Joviano foi inaugurada na cidade de São Carlos a praça pública denominada: “Praça Dom Joviano de Lima Junior”, localizada na Avenida Grécia, no bairro Boa Vista em São Carlos.