Pe. Rubens jun 13, 2023

Antônio um santo que se moveu pela Palavra, pela fé e pela caridade

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos

Neste mês de junho é um mês muito rico para a Igreja Católica onde temos a alegria de celebrarmos a vida de três grandes Santos da Igreja. O primeiro deles é Santo Antônio no próximo dia 13, depois São João no dia 24 e por fim São Pedro dia 29.

Neste dia festivo para nossa Igreja, Dom Luiz Carlos, nosso Bispo Diocesano já presidiu à 09h na Paróquia Santo Antônio em São Carlos, às 15h ele preside na Paróquia Santo Antônio em Barra Bonita e às 19h na Paróquia Santo Antônio de Jaú.

Antônio foi um santo que se moveu pela Palavra, pela fé e pela caridade. Carrega consigo, em sua imagem, o Menino Jesus. Não tem outra inspiração para sua vida. Fruto de uma experiência mística, Antônio o contempla cotidianamente. Somos o que contemplamos. Nossos olhos captam para nossa vida o que o coração sente e a imaginação traz à memória. Para nós, deve ser, como para Antônio, Cristo vivo. Onde ele vai, o leva consigo, no cotidiano e nas pregações

Neste dia 13, é tradição na Igreja abençoar os pães de Santo Antônio, e depois somos convidados a partilhar esse pão com nossa família em casa e com os mais pobres, aqueles que pouco ou nada tem. Assim fazia Santo Antônio, distribuía pães na porta do convento para os mais pobres, para aqueles que passavam fome. Por isso nesse dia de Santo Antônio devemos nos lembrar da importância de partilhar.

Que, por meio da intercessão de Santo Antônio, possamos crescer em santidade e nos tornar verdadeiros discípulos de Cristo. Que ele nos inspire a buscar a proximidade de Deus em todos os momentos de nossas vidas e a viver com fervor e alegria o Evangelho. Que sua vida e seus ensinamentos continuem a ser uma fonte de inspiração e força para todos nós, impulsionando-nos a viver uma vida de fé, esperança e caridade.