Devoção a Santo Antônio na cidade de Barra Bonita é fruto da fé dos imigrantes italianos
Da redação;
A devoção a Santo Antônio na cidade de Barra Bonita é fruto da fé dos imigrantes italianos que aqui chegaram por volta do século XIX. O esforço e trabalho desses devotos do Santo de Pádua resultaram em uma comunidade fervorosa e que queria elevar a ele um templo em sua homenagem. Com a graça de Deus e o auxílio dos benfeitores, esse sonho começa a acontecer por volta da década de 50.
No dia 20 de julho de 1958 foi lançada a pedra fundamental do futuro templo com a presença do Bispo Diocesano D. Ruy Serra, o pároco da comunidade Padre Padre Lauro Gurgel, além das autoridades civis e o povo de Deus que acompanharam esse momento.
A comunidade ao longo do tempo se esforçou e realizou inúmeros feitos afim de que o templo fosse construído com dignidade e pudessem abrigar os devotos de Santo Antônio. É nesse momento da história que nasce a tradicional quermesse do padroeiro, atualmente em sua 64° edição. A festa rendeu os frutos necessários: Igreja construída, bancos adquiridos, altar, pinturas, um crucifixo com quase 7 metros de altura. Desse modo, os devotos de Santo Antônio haviam alcançado o que buscavam.
No dia 25 de janeiro de 1987 a comunidade de Santo Antônio era elevada a Paróquia., desmembrada da paróquia de São José. O bispo diocesano D. Constantino Amstalden na ocasião designou como 1° pároco o Cônego Hermes José Gaio.
Hoje, enquanto paróquia, são 36 anos de caminhada pastoral. Muitas alegrias e lutas ajudaram a comunidade a amadurecer sua missão. Atualmente caminham conosco as comunidades de Santo Afonso e São Clemente, antes estavam também Santo Expedito e Nsra Aparecida (hoje Paróquia Santuário Nsra Aparecida) .
Em cada trezena o povo quer louvar a Deus por essa história. Que Santo Antônio não cesse de interceder por todos os paroquianos e por sua intercessão eles alcancem a Deus o Santo dos Santos.
Referencia: Livro tombo e arquivos Paroquiais