Pe. Rubens jun 7, 2023

PARÓQUIA SANTUÁRIO SANTO ANTÔNIO, UMA HISTÓRA DE FÉ E DEVOÇÃO

Da redação;

Neste ano de 2023, comemoramos a 87ª Trezena de Santo Antônio enumerada a partir da criação da Paróquia de Santo Antônio de Araraquara, por Dom Gastão Liberal Pinto, em 20 de maio de 1936. Durante estes anos perpetuou-se a devoção, pela comunidade, a esse amado santo, que já vinha sendo celebrado desde tempos longínquos.

Se voltarmos no tempo, para a época de sua criação, iremos reconstruir sua história paralela ao da própria cidade de Araraquara. Temos que, em 21 de junho de 1774, foi criada a Freguesia de Santo Antonio. No século XIX, do território da freguesia de Santo Antonio, originaram-se outras paróquias, algumas delas localizadas em cidades próximas, a maior parte pertencente à  Diocese de São Carlos do Pinhal, por sua vez desmembrada da Diocese de São Paulo em 7 de junho de 1908, incluindo, é claro, a Freguesia de  Santo Antonio (Araraquara).

À época, as comunidades emergentes já cultuavam seus santos padroeiros e, para isso, construíam suas capelas. Temos imagem da festa realizada em 29 de junho de 1920 em frente à então Capela de Santo Antonio.

Foto: Igreja de Santo Antônio – Festa de Santo Antônio – 29-06-1920.

Em 20 de maio de 1936 foi criada a Paróquia de Santo Antonio de Araraquara  e , com o passar do tempo, aquela simples capela, após algumas reformas, tornou-se  esta casa de Deus maravilhosa, procurada por muitos pela sua beleza.

Muitos padres passaram por aqui, cada um deles colaborando, à sua maneira, para o crescimento da comunidade na fé em Deus e no louvor ao Santo. São eles:

1  Cônego Vicente Coro (1936)

2  Padre José Moran (1937)

3  Padre Félix Conrado (1944)

4  José de A. Pereira (1947)

5  Padre  c. Manso – 1949

6  Padre Alcindo Siqueira (1950)

7  Padre José N.  Hein (1951)

8  Padre Orlando G. Silveira (1954)

9  Padre João R. Crepaldi (1955)

10  Padre Luiz Carlos Gonçalves (1978)

11  Cônego Luis Celso  de Souza Biffi (2007)

12  Padre  João Paulo Raimundo da Cruz – (dez 2016)

13  Padre João Francisco Trovilho Morales – (fev 2020)

E, hoje, para nossa felicidade, podemos contar com nosso “novo” Pároco-Reitor Padre Edson Aparecido Franco de Godoy desde 7 de maio deste ano.

Podemos colocar como um marco na história da Paróquia a graça de a Igreja de São Antonio, em 13 de junho de 2011, ter sido elevada, por Decreto de Dom Paulo Sérgio Machado,  a um santuário, o Santuário de Santo Antonio, o que nos leva, como fiéis devotos, a honrá-lo e dele cuidar com muito amor.