Pe. Rubens jun 1, 2023

35ª ASSEMBLEIA DA OSIB – REGIONAL SUL 1

Da redação, com informações do Padre  Sandro Portela, Reitor do Seminário Propedêutico e Pároco da Catedral | Foto: Padre Marcelo Souza – Padre Marcelo Souza Reitor da etapa do Discipulado – Filosofia e Pároco do Santuário Paróquia São Pio X

Está acontecendo, em Atibaia/SP, a Assembleia anual da OSIB do Regional Sul 1 da CNBB.
O encontro se iniciou no dia 30 de maio e se encerra hoje, 1 de junho. Padre Marcelo Souza (Reitor da etapa do Discipulado – Filosofia) e Padre Sandro Portela (Reitor da etapa do Encontro com Cristo – Propedêutico) participam da assembleia e representam nossa Diocese.

A OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil) é um organismo da CNBB que visa articular e integrar os Seminários, Institutos e demais casas de formação, buscando critérios e diretrizes comuns na ação formativa dos futuros Presbíteros da Igreja, respeitando a caminhada de cada Igreja Particular e dos diferentes Institutos e colaborar com os mesmos naquilo que versa ao processo formativo dos futuros presbíteros, a fim de que esses correspondam às exigências atuais e futuras da Igreja no Brasil e no Mundo.

A assembleia anual é, além desse espaço de comunhão e partilha, também de troca de experiências e de formação. Nesse sentido, a assembleia, que tinha como pano de fundo o “Ano Vocacional” e como tema “A experiência da Moral Cristã na perspectiva da Formação Presbiteral”, contou com a presença do Padre Dr Rafael Solano como assessor.
O encontro dos Reitores do Estado de São Paulo contou, ainda, com a participação de Dom Paulo Beloto, da Diocese de Franca, Bispo Referencial da OSIB Sul 1.

A Formação deste ano tinha, ainda, caráter eletivo, pois foi eleita a nova diretoria para o próximo quadriênio da organização no Regional, com representantes das cinco grandes sub regiões do Estado de São Paulo.