Pe. Rubens abr 19, 2023

Bispos do Brasil se reúnem no Santuário Nacional para 60ª Assembleia Geral da CNBB

Da redação;

A partir desta quarta-feira (19), até 28 de abril, bispos de todo o país se reúnem no Santuário Nacional de Aparecida (SP), para a 60ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O evento será realizado no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida. Ao todo, participarão da Assembleia 326 bispos ativos e parte dos 157 bispos eméritos.

Neste ano, o encontro volta a ser realizado de maneira presencial. No contexto da pandemia de Covid-19, a conferência havia sido adiada em 2020, ocorreu em formato virtual em 2021 e híbrido, em 2022. Para acolher os participantes, o Centro de Eventos do Santuário Nacional reforça sua estrutura, inclusive com equipes de saúde.

São montados stands, com produtos específicos da Igreja, salas de atendimento à imprensa, salas do Núncio Apostólico, sala do Colégio Pio Brasileiro e secretariado da CNBB. Nós montamos também um posto de atendimento médico especial, com médico e enfermeiros à disposição. Sabemos que, além daqueles mais idosos, acolhemos bispos de regiões muito distantes, que não tem acesso à vacinas e atendimento clínico, por exemplo, então proporcionamos todo o atendimento necessário e facilitado para eles durante a Assembleia”, explica a gerente do Núcleo de Eventos do Santuário, Aline Costa.

A Assembleia traz, nesta edição, como temática principal, a avaliação global da caminhada da CNBB. Além disso, durante o evento, o episcopado brasileiro vai eleger, para o próximo quadriênio 2023-2026, quatro novos membros para compor a presidência da CNBB. Também será eleita a presidência de cada uma das 12 comissões episcopais pastorais, além de dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023.

Esse ano é um ano especial, de eleição, então foram organizadas, também, 17 urnas eletrônicas para que aconteçam essas votações. Nós tivemos menos de dez dias para montarmos essa grande estrutura, que complementa a estrutura excelente que temos no Centro de Eventos. É sempre uma alegria, porque cada ano é um ano especial para a Assembleia”, ressalta Aline.

As coletivas de imprensa acontecerão, diariamente, às 15h, no Centro de Eventos, com bispos indicados pela presidência da CNBB, para apresentar os assuntos e desdobramentos dos debates realizados pelo episcopado. Todos os dias, às 18h30, os bispos se reunirão para missa no Santuário Nacional.