Pe. Rubens jul 12, 2022

PADRE UÉRIQUES É ORDENADO: ” TUDO É DELE, POR ELE, E PARA ELE”

Da redação, com informações de Cleitom Soares de Melo

O dia 8 de julho foi marcado por momentos de grande emoção e alegria. Após 15 anos, a cidade de Américo Brasiliense pôde novamente vivenciar a experiência de ver um de seus filhos ser ordenado presbítero para a Igreja de Jesus Cristo: o padre Uériques de Oliveira Santos.

Depois de uma longa caminhada formativa, iniciada no ano de 2012, cheia de desafios e alegrias, o padre Uériques, diante do bispo diocesano, Dom Luiz Carlos Dias, manifestou publicamente o seu desejo de assumir os deveres de presbítero. A cerimônia foi testemunhada por Dom Eduardo Malaspina, bispo auxiliar da diocese, por padres, diáconos, seminaristas, religiosas, familiares do Padre Uériques e um número bastante expressivo de fiéis da cidade de Américo Brasiliense, bem como de outros lugares onde o padre desenvolveu seus trabalhos pastorais.

Durante a sua homilia, Dom Luiz Carlos destacou o Evangelho proclamado, no qual Jesus Ressuscitado conversa com o apóstolo Pedro e o questiona sobre o seu amor por Ele. Por fim, o bispo lembrou que “hoje o Ressuscitado, com a graça do sacramento da ordem, gera em você um coração novo para crescer mais na fé e no amor, para que a sua vida seja expressão do seu lema de ordenação, ‘Tudo é Dele, por Ele, e para Ele’. O lema além de inspiração, deve ser a meta de vida. E assim sendo, com sua vida, glorifique a Deus que o chamou desde o ventre materno.”

Ao final da Santa Missa, o padre Uériques dirigiu a todos os seus agradecimentos, manifestando a todos a sua alegria: “Vocês não fazem ideia do misto de sentimentos que estou sentido neste momento. Tenho plena consciência de que, se cheguei até aqui, foi por misericórdia e bondade de Deus. Nesta noite, posso dizer que o Senhor lançou sobre mim seu olhar de amor e misericórdia, olhou para minhas misérias, seduziu-me, chamou-me e me consagrou para um ministério santo e eterno.” Assim, agradeceu a todos os que estiveram ao seu lado ao longo de toda a sua caminhada vocacional e encerrou o seu discurso consagrando o seu ministério a Nossa Senhora.

Que o padre Uériques possa ter um ministério sacerdotal muito frutuoso, sempre empenhado em servir com amor a Deus, a Igreja e aos irmãos.