Pe. Rubens jun 2, 2022

Confira os festejos de Santo Antônio nas paróquias da Diocese

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos

A Festa de Santo Antônio já é tradição e anima os fiéis das comunidades neste período junino. São dias de oração, comunhão e Celebração tanto na nossa fé, quanto também da comunhão fraterna que une os diversos devotos de Santo Antônio.

Santo Antônio é um dos santos mais populares do país e são muitos os devotos que aproveitam a data para fazerem seu novenário ou a tradicional trezena. Em alguns lugares, paróquias da Diocese dedicada ao Santo já iniciaram a Trezena e os festejos.

No dia 13 de junho, Dom Luiz Carlos preside missa festiva de Santo Antônio, às 10h na Paróquia dedicada ao Santo em itirapina, e às 19h em Araraquara na comunidade paroquial dedicada ao santo.

Confira as programações das Paróquias de Santo Antônio de nossa Diocese de São Carlos:

Paróquia Santo Antônio em Araraquara

Paróquia Santo Antônio em São Carlos

Capela Santo Antônio do Monte Alto em São Carlos

Paróquia Santo Antônio em Itirapina

Paróquia Santo Antônio e São Vicente em Itápolis

Paróquia Santo Antônio em Barra Bonita

Paróquia Santo Antônio de Gavião Peixoto

Paróquia Santo Antônio em Jaú

Paróquia Santo Antônio em Ibaté

Trezena de 31/05 a 12/06
Durante a semana às 19h30min. Sábados e domingos às 19h
Dia 13 missas e benção do bolo às 8h e missa às 19h30min.

Paróquia Santo Antônio de Itapuí

Conheça a História de Santo Antônio

Nascido em 15 de agosto de 1195 na cidade de Lisboa, Portugal, foi batizado com o nome de Fernando de Bulhões. Nascido na Corte Real abandonou as honras do mundo para ingressar na Ordem dos Franciscanos no ano de 1221. A ele são atribuídos muitos milagres ainda em vida, incluindo bilocações, premeditações e curas.

Exímio pregador, sua língua encontra-se até hoje incorrupta na Basílica de Pádua, cidade em que morreu de exaustão no dia 13 de junho de 1231, sendo canonizado um ano depois pelo Papa Gregório IX. Recebeu o título de Doutor da Igreja no ano de 1946, pelo papa Pio XII. É comemorado no dia 13 de junho.

É invocado como “santo casamenteiro”, pois segundo a sua biografia, uma moça não dispunha do dote para casar-se e, confiante, recorreu a Santo Antônio. Das mãos da imagem do Santo teria caído um papel com um recado a um prestamista (pessoa que empresta dinheiro a juros) da cidade, pedindo-lhe que entregasse à moça as moedas de prata correspondentes ao peso do papel.

O prestamista obedeceu e pôs o papel num dos pratos da balança, colocando no outros as moedas. Os pratos só se equilibraram quando havia moedas suficientes para pagar o dote. Também é invocado para ajudar no achado de objetos perdidos.