Confira os festejos de Santo Antônio nas paróquias da Diocese
Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos
A Festa de Santo Antônio já é tradição e anima os fiéis das comunidades neste período junino. São dias de oração, comunhão e Celebração tanto na nossa fé, quanto também da comunhão fraterna que une os diversos devotos de Santo Antônio.
Santo Antônio é um dos santos mais populares do país e são muitos os devotos que aproveitam a data para fazerem seu novenário ou a tradicional trezena. Em alguns lugares, paróquias da Diocese dedicada ao Santo já iniciaram a Trezena e os festejos.
No dia 13 de junho, Dom Luiz Carlos preside missa festiva de Santo Antônio, às 10h na Paróquia dedicada ao Santo em itirapina, e às 19h em Araraquara na comunidade paroquial dedicada ao santo.
Confira as programações das Paróquias de Santo Antônio de nossa Diocese de São Carlos:
Paróquia Santo Antônio em Araraquara
Clique aqui e confira a programação
Paróquia Santo Antônio em São Carlos
Clique aqui e confira a programação
Capela Santo Antônio do Monte Alto em São Carlos
Clique aqui e confira a programação
Paróquia Santo Antônio em Itirapina
Clique aqui e confira a programação
Paróquia Santo Antônio e São Vicente em Itápolis
Clique aqui e confira a programação
Paróquia Santo Antônio em Barra Bonita
Clique aqui e confira a programação
Paróquia Santo Antônio de Gavião Peixoto
Clique aqui e confira a programação
Paróquia Santo Antônio em Jaú
Clique aqui e confira a programação
Paróquia Santo Antônio em Ibaté
Trezena de 31/05 a 12/06
Durante a semana às 19h30min. Sábados e domingos às 19h
Dia 13 missas e benção do bolo às 8h e missa às 19h30min.
Paróquia Santo Antônio de Itapuí
Clique aqui e confira a programação
Conheça a História de Santo Antônio
Nascido em 15 de agosto de 1195 na cidade de Lisboa, Portugal, foi batizado com o nome de Fernando de Bulhões. Nascido na Corte Real abandonou as honras do mundo para ingressar na Ordem dos Franciscanos no ano de 1221. A ele são atribuídos muitos milagres ainda em vida, incluindo bilocações, premeditações e curas.
Exímio pregador, sua língua encontra-se até hoje incorrupta na Basílica de Pádua, cidade em que morreu de exaustão no dia 13 de junho de 1231, sendo canonizado um ano depois pelo Papa Gregório IX. Recebeu o título de Doutor da Igreja no ano de 1946, pelo papa Pio XII. É comemorado no dia 13 de junho.
É invocado como “santo casamenteiro”, pois segundo a sua biografia, uma moça não dispunha do dote para casar-se e, confiante, recorreu a Santo Antônio. Das mãos da imagem do Santo teria caído um papel com um recado a um prestamista (pessoa que empresta dinheiro a juros) da cidade, pedindo-lhe que entregasse à moça as moedas de prata correspondentes ao peso do papel.
O prestamista obedeceu e pôs o papel num dos pratos da balança, colocando no outros as moedas. Os pratos só se equilibraram quando havia moedas suficientes para pagar o dote. Também é invocado para ajudar no achado de objetos perdidos.