Pe. Rubens abr 11, 2022

Bispo Diocesano se reúne com Conselho de Presbíteros

Da Redação, com informações do Padre Sandro Portela – Membro do Conselho de Presbíteros

O conselho presbiteral de nossa Diocese, composto pelos dois Bispos – Dom Luiz e Dom Eduardo – e aproximadamente 18 sacerdotes, esteve reunido na última sexta-feira, 8, em uma das salas da Cúria Diocesana.

O Conselho Presbiteral é o órgão colegiado do Presbitério Diocesano, que tem como finalidade de ajudar a Dom Luiz, nosso Bispo, no governo diocesano, além de promover ao máximo o bem pastoral da Diocese a ele confiada. (Can. 495)

De modo particular, o Conselho presbiteral deve acompanhar a vida e o ministério dos Presbíteros diocesanos e aqueles que estão com uso de ordens em nossa Igreja Particular e também aprovar o ingresso de novos membros ao presbitério (avaliação e aprovação ou não dos seminaristas para as ordens sacras).

O conselho tem se reunido frequentemente com o Sr Bispo, que busca a colegialidade nas decisões, sem, no entanto, deixar claro que o organismo é consultivo, cabendo ao Bispo a “última palavra” e que essa deve ser assumida corresponsavelnente pelos membros do conselho.

A próxima reunião será no dia 6 de maio, no período pascal.