Pe. Rubens abr 8, 2022

Domingo de Ramos abre a Semana Santa

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos | Foto: Daniel Silva – Pascom São Nicolau

No período de 10 a 17 de abril a Igreja celebra a Semana Santa, também chamada de Semana Maior, o momento mais importante da Liturgia Católica. Durante este período, todas as paróquias e comunidades realizam celebrações litúrgicas, tendo como ápice o Tríduo Pascal, que se inicia na Quinta-feira (Ceia do Senhor) e se encerra no Domingo de Páscoa.

Dom Luiz Carlos, nosso Bispo Diocesano, presidirá a Missa do Domingo de Ramos às 09h30 na Catedral de São Carlos Borromeu; celebração que antecede a Páscoa e marca a entrada de Jesus em Jerusalém. Os ramos significam a vitória: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”.

Os ramos santos nos fazem lembrar que somos batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé católica, especialmente nestes tempos difíceis em que estamos vivendo. Os ramos sagrados que levamos para nossas casas, após a Missa, lembram-nos de que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, um caminho em direção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição.

Com a possibilidade da participação dos fiéis presencialmente na celebração, a Diocese pede que todos possam participar junto de seus familiares desta grande e abençoada Semana Santa, respeitando os protocolos sanitários com prudência para que, ainda por este momento, seja utilizado as máscaras no interior das igrejas durante as celebrações.

A Diocese recomenda ainda que se mantenham os cuidados preventivos, como a higienização das mãos, a limpeza e a ventilação dos ambientes.