Pe. Rubens mar 21, 2022

Pastoral da Ecologia Integral celebra o Dia Mundial da Água

Da Redação;

A APASC – Associação para Proteção Ambiental de São Carlos e a Pastoral da Ecologia Integral da Diocese de São Carlos, promove nesta terça- feira (22) um singelo evento para celebração da Primeira Fonte para Abastecimento Público de Água de São Carlos.

Nosso primeiro manancial público de água estava localizado onde hoje está instalada uma grande fonte de cultura: nosso Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão.

No início do século XX essa fonte era conhecida como “A Biquinha do Padre”, conforme relatado em crônica de jornal da época. São Carlos ainda não era sede da Diocese. O pároco da Igreja Matriz (a futura Catedral) morava exatamente onde hoje fica o Palácio Episcopal, há cerca de 50 metros da ‘Biquinha’, que era por ele usada para banhar-se e refrescar-se.

Esta foi a primeira fonte de água canalizada para, por gravidade, abastecer a região do Marcado Municipal e da rua General Osório .

10h30min. Acolhida (pastoral)
10h35. Convite a Oração (Pe. Marcelo)
10h40 Motivação da Pastoral Ecologia Integral – Dom Eduardo
11h Contextualização Histórica da “biquinha” – Paulo Mancini + APASC