Pe. Rubens fev 4, 2022

Retiro marca início das atividades da casa de Teologia em 2022

Da Redação, Texto do Seminarista Daniel Andricioli e foto Seminarista Marcus Paulo

De 31 de janeiro à 3 de fevereiro os seminaristas da Casa de Formação São Carlos Borromeu – Seminário de Teologia da nossa Diocese, estiveram na casa do Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos para o seu retiro anual, que marca o início das atividades da comunidade.

Padre João Aroldo Campanha, da Diocese de Santo André, que é doutor em Cristologia pela Universidade Gregoriana de Roma, foi o pregador do retiro.

O sacerdote usou de passagens bíblicas e de analogias pertinentes para tratar o crescimento vocacional, o serviço presbiteral e a dimensão da vivência da fé e dos valores na sociedade fluída, marca da modernidade líquida em que vivemos. Apontando para a exegese bíblica tratou temas como a Cristologia e a Mariologia. Na parte da noite, todos os dias, os seminaristas contaram com momentos fortes de espiritualidade, com oração Mariana, noite penitencial com confissões e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A Santa Missa de encerramento, foi presidida por Dom Eduardo Malaspina e concelebrada pelos reitores Padre Toninho, Padre Marcelo, Padre Sandro e pelo pregador, Padre João, o Bispo ressaltou o seminarista como um futuro presbítero, isto é, um homem que acolhe e se alegra sempre na doação da própria vida.

Dom Eduardo, os reitores e o pregador, ao final da celebração, receberam de toda a comunidade uma homenagem num discurso feito pelo seminarista Daniel. Após a missa houve um festivo almoço, com homenagem às funcionárias que trabalharam nesses dias de retiro, regado pelo clima de fraternidade e alegria. Os seminaristas voltaram para a Casa de Formação a fim de se prepararem para o início das atividades pastorais e das aulas presenciais na PUC.